Semsur moderniza iluminação do Centro Histórico de Natal



A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) concluiu mais uma etapa do projeto de modernização da iluminação pública do centro histórico de Natal e seu entorno. A Prefeitura do Natal está substituindo a iluminação atual por LED de alta potência nos bairros de Cidade Alta, Ribeira, além das principais vias e avenidas dos bairros Petrópolis e Tirol. O trabalho acontece de forma paralela com a modernização da iluminação da orla da cidade.  

Além da entrega desta etapa do circuito histórico, a Semsur entregou nesta semana a iluminação da Av. Erivan França, em Ponta Negra, totalmente modernizada em LED. Agora, o município está trabalhando na conclusão da modernização da iluminação da orla da Praia do Forte, além da Ladeira do Sol e os acessos principais de Petrópolis.

Somente no centro histórico e seu entorno, o município substituiu cerca de 1.400 luminárias que integram o projeto de modernização da iluminação. De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação da Semsur, Cromácio Barros, o serviço realizado corresponde à melhoria na qualidade da iluminação pública e na sua eficiência. “As luminárias em LED têm um índice de reprodução de cores melhor, mesmo em potências mais baixas, do que as lâmpadas tradicionais. Por isso, elas têm uma qualidade muito superior às antigas”, explicou Cromácio.

No Centro Histórico, as equipes do Departamento de Iluminação Pública (DIP) realizaram os serviços nas ruas Princesa Isabel, Padre João Manoel, Padre Pinto, Mermoz, Santo Antônio, Dom Pedro I, da Conceição e Ulisses Caldas. Também foi realizada a melhoria da iluminação das ruas que circundam as praças André de Albuquerque e Sete de Setembro, além das avenidas Deodoro da Fonseca, Rio Branco, Câmara Cascudo e o Largo Junqueira Aires.

Já nos bairros Petrópolis e Tirol foram contempladas as avenidas Hermes da Fonseca, Afonso Pena, Rodrigues Alves, Campos Sales, Marechal Floriano Peixoto e a Ladeira do Sol. Além disso, o trabalho foi executado também nas ruas Seridó, Potengi, Trairi, Mipibu, Mossoró, Açu, Jundiaí, Apodi, Maxaranguape Ceará-Mirim, Alberto Maranhão, Joaquim Fagundes, Joaquim Manoel, Montano Emerenciano, Major Laurentino de Morais, Manoel Machado Cláudio Machado, Joaquim Fabrício, Desembargador Dionísio Filgueira, travessa Augusto Leite.

População já sente a diferença

Para o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, as obras de modernização da Iluminação de Natal já estão possibilitando mais economia aos cofres públicos e mais segurança a motoristas, pedestres, moradores e demais frequentadores dessas regiões.

“O que vemos é um avanço para a nossa cidade. Se por um lado nós temos economia dos recursos, uma vez que estamos utilizando um material que apresenta eficiência energética. Por outro, temos a segurança. Uma cidade bem iluminada é uma cidade mais segura”, pontuou.

Ainda de acordo com o secretário de Serviços Urbanos, o município pretende expandir o projeto de modernização de iluminação da cidade. “O prefeito Álvaro determinou que façamos a melhoria da iluminação de toda Natal. Começamos pela orla e pelo centro histórico e em breve seguiremos para mais áreas da cidade. Essa é uma das prioridades da gestão e estamos trabalhando para que todos sejam beneficiados o mais rápido possível”.

Foto: Divulgação/SEMSUR