Prefeitura do Natal inicia obra de acessibilidade das calçadas da Avenida Rio Branco

 

FOTO: JOANA LIMA

O Centro de Natal tem recebido investimentos importantes da Prefeitura. A mais recente iniciativa da Prefeitura com o intuito de recuperar a região começou nesta semana, com a execução das obras de acessibilidade da avenida Rio Branco, principal via local. Os serviços contemplam a ampliação das calçadas, com substituição do pavimento por placas de concreto, arborização, ciclovia e acessibilidade.

As obras vão desde a rua Apodi até a  rua Auta de Souza, com investimento de mais de R$ 950 mil. O prazo de execução é de 120 dias, tendo conclusão prevista para o final do mês de agosto.

Para a reposição, serão adotadas as placas pré-moldadas de concreto de alto desempenho, material utilizado no mundo inteiro, que garante o caminhar seguro para todos os pedestres, conforme explicou o engenheiro. O projeto também inclui a colocação de mobiliário, como bancos e lixeiras, o replantio de árvores ao longo da avenida, assim como a instalação de ciclovias e de novas áreas de estacionamento para quem vai às compras ou ao trabalho. 

“O Centro Histórico de Natal possui uma importância enorme. É um espaço com uma rica história, vocacionado à cultura e ao comércio. Por ali, passam milhares de pessoas diariamente. Estamos melhorando a estrutura da região e as obras de acessibilidade vão trazer ganhos substanciais, melhorando a mobilidade dos cidadãos, mais inclusão para as pessoas com deficiência e valorização para a economia local, já que vão ajudar a atrair clientes para as lojas da região”, ressalta o prefeito de Natal, Álvaro Dias, elencando os benefícios do projeto.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo César Medeiros, pasta responsável pela ação, os investimentos vão seguir. A Prefeitura está desenvolvendo ainda um projeto que deve ligar a rua Ulisses Caldas pela avenida Câmara Cascudo descendo até a praça Augusto Severo, na Ribeira. “Estamos finalizando a elaboração desse projeto para apresentar à sociedade”, antecipa o titular da STTU. O secretário lembra ainda que diversas outras intervenções foram realizadas pela gestão municipal no Centro da cidade, destacando as obras de revitalização do Beco da Lama, Espaço Cultural Ruy Pereira e o recapeamento das principais vias da região.