Prefeita Jussara Sales recebe representantes do Movimento LGBTQI+ de Extremoz

Nesta quarta-feira (07), a Prefeita de Extremoz, Jussara Sales, recebeu em seu gabinete representantes do Movimento LGBTQI+, Fórum LGBT Potiguar, ATREVIDA/ Casa Brasil e ALEX, que são organizações sem fins lucrativos que trabalham com a promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania do LGBTQIA+, enfrentando preconceitos, discriminações e diversas formas de violência contra a população.

Estiveram presentes na reunião o vice- prefeito Izidoro Filho, vereador professor Anderson Barbosa, Marcos assessor de comunicação do Gabinete da Prefeita, assessoria Jurídica Prefeitura, Wilson Dantas Coordenador do Fórum LGBT Potiguar/ ALEX e Jacqueline Brasil – ATREVIDA / Casa Brasil. O intuito do movimento em promover este encontro com a Prefeita Jussara Sales foi buscar apoio e a possibilidade da gestão realizar acolhimento e sensibilidade ao LGBTQIA+ na Pandemia ao COVID 19, fomentar políticas públicas para a comunidade LGBTQI+ e inserção no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes. 

Segundo, o Coordenador do Fórum LGBT Potiguar Wilson Dantas, o motivo desse encontro foi abordar com a gestão as políticas públicas da população LGTB no município. “Que as políticas públicas contemplem a população LGBT na educação, saúde, assistência social e pontuar a questão da segurança porque sofremos vários tipos de violência. Buscamos o apoio da gestão e também um olhar mais atencioso e cuidadoso para essa população que historicamente tem sido marginalizada e que seja contemplada nas políticas existentes”, disse Wilson Dantas.

"Essa reunião foi sobre um tema que afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, que é a questão LGBT em Extremoz não é diferente. Temos que dialogar, propor avanços em muitas questões importantes que afetam objetivamente a vida dessas pessoas no sentido da garantia e reconhecimento de direitos básicos, acesso à saúde e independência financeira, mas sobretudo avançamos e precisamos avançar ainda mais na questão da conscientização das pessoas. Fico muito satisfeito com esse momento de diálogo e vamos continuar conversando para fazermos isso juntos", enfatizou a presidente da ATREVIDA.

Os representantes do movimento LGBT tiveram a oportunidade de colocar diretamente para o prefeita Jussara Sales suas pautas e demandas, como a questão da realização das Paradas LGBT e a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para LGBT, que depende da aprovação de um Projeto de Lei do Executivo para a Câmara e a política de prevenção ao HIV-AIDS.  "Foi um encontro muito positivo para o movimento. A prefeita teve a sensibilidade de escutar e hoje avançamos muito. Foi um momento de conversar e dizer 'vocês tem que estar junto com a gente para construir políticas públicas para a população LGBT juntos' e isso é muito importante", avaliou o represente do Fórum LGBT Potiguar.

Fonte: Movimento LGBT de Extremoz