Governadora afirma que aulas presenciais retornam quando condições epidemiológicas permitirem


 

Jornada Pedagógica 2021 discute reforço ao ensino remoto que já atua com 120 mil salas virtuais

 

A governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, abriu na manhã desta segunda-feira, 12, por meio virtual, a Jornada Pedagógica 2021 da rede estadual de ensino promovida pela secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec). O evento acontece até o próximo dia 14 com o tema "2021: Freire-Ano da Educação Potiguar”.

 

Durante três dias serão realizadas telas de diálogos, círculos de cultura e apresentações de experiências da rede estadual de educação diante do ensino não presencial. A governadora afirmou que "a semana pedagógica brota com o desejo de voltarmos às salas de aula, já que a educação é a escola e não temos como imaginar nação civilizada sem educação. A educação é um passaporte para a cidadania como Paulo Freire nos ensinou. Mas o Comitê Científico diz neste momento que não é recomendado o retorno às aulas presenciais e, por isso, estamos discutindo nesta jornada o ensino remoto para que possamos chegar ao maior número de alunos".

 

A governadora citou as iniciativas do governo estadual para permitir o ensino remoto. "É certo que precisamos avançar com as ferramentas tecnológicas, o Governo fez contrato com a TV Bandeirante em canal aberto para disponibilizar aulas aos alunos que não têm acesso a computador e celular. Em Caicó, temos experiência exitosa com o rádio levando conteúdo aos alunos. E também entregamos material impresso na casa dos alunos que não têm acesso à internet. Além disso, asseguramos o direito do estudante à merenda escolar. Muitos estudantes são oriundos de famílias pobres e precisam do reforço alimentar. E este ano vamos continuar fornecendo a merenda", registrou.

 

Fátima lembrou sua história de vida como educadora, parlamentar e agora governadora. "Estamos lutando incansavelmente para incluir os profissionais de educação como prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI) desde o ano passado. Não descansarei enquanto não anteciparmos a votação dos profissionais da educação, e isto se justifica pela importância da educação. Junto aos demais governadores enviamos carta ao ministro da Saúde e da Educação solicitando a vacinação dos profissionais da educação. Para isso o Governo Federal precisa adquirir mais vacinas.”

 

Ela lembrou que enquanto parlamentar foi relatora da Lei do Fundeb e participou da luta pelo piso salarial da educação e que, ao lado do professor Getúlio Marques, secretário de educação, lutou pela ampliação dos Institutos Federais de Educação Tecnológica. “Nasci para ser educadora", afirmou aos mais de quatro mil participantes da Jornada. Acrescentou ao seu discurso a série de investimentos que a atual gestão fez no setor que ultrapassam o que a constituição determina. “Contratamos 1.300 novos educadores e suporte pedagógico, 117 professores de libras, investimos 34 milhões no transporte escolar, convertemos mais 15 escolas em tempo integral. Entregamos 25 das 40 escolas que estão sendo reconstruídas e equipadas em todo o estado. E vamos investir R$ 260 milhões da diferença do Fundeb, que ganhamos judicialmente, em centros de educação profissionalizante. Tudo isso para avançarmos na cidadania e dignidade do nosso povo. Na educação superior estamos investindo para fortalecer e dar autonomia financeira à UERN”, destacou.

 

Ao finalizar, a chefe do Executivo estadual foi taxativa: "as atividades presenciais na educação vão retornar quando as condições epidemiológicas avalizadas pelo Comitê Científico permitirem. Deixo duas frases de Paulo Freire que sempre nos inspiram - Ensinar não é só transferir conhecimento, mas criar condições para sua construção; e educar é, antes de tudo, um ato de amor. E mais do que nunca precisamos de amor, de compreensão e cooperação para superarmos as dificuldades", concluiu.

 

Secretário de Estado da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec), Getúlio Marques reforçou as iniciativas do Estado para ampliar o ensino remoto. "Desde 2020 vimos fortalecendo a educação com a contratação de professores, saímos de 300 para 120 mil salas virtuais, o que mostra que estamos cuidando dos nossos alunos. Professores, alunos e gestores, todos contribuem para aperfeiçoar o sistema remoto e a jornada é um dos eventos mais importantes para implementarmos a educação de qualidade que todos queremos. A cultura, o esporte e o lazer fazem parte da educação e por isso devem estar integradas, inclusive na reinvenção das práticas pedagógicas”, disse.

 

Sobre o reinício das aulas presenciais, Getúlio argumentou: "a pandemia nos levou ao ensino não presencial. Os ensinamentos do mestre Paulo Freire se fazem muito importantes neste momento para garantir o direito dos estudantes. A vida não se recupera, mas a aprendizagem sim. Defendemos voltar logo que tenhamos toda segurança referendada pelo conhecimento científico e segurança sanitária para que não fique em risco a vida de alunos, familiares e professores. Vamos fazer juntos a educação no RN seguindo os ensinamentos de Paulo Freire".

 

A abertura do evento contou também com a participação da deputada estadual Isolda Dantas, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, e do deputado estadual Francisco Medeiros, professor da rede estadual de ensino. Isolda considerou que a educação tem o poder de transformar e citou Paulo Freire como o grande defensor da educação libertadora. “Com esta jornada o Governo do Estado resgata os ensinamentos e a importância do educador”, pontuou.

 

O deputado Francisco Medeiros disse que a jornada é uma homenagem justa ao patrono da educação brasileira. "Principalmente, diante da atual conjuntura de dificuldades que exigem educação democrática e com justiça social. Neste ano do centenário de Paulo Freire, quero ressaltar o compromisso dele com a educação inclusiva, de qualidade e transformadora de vida.”

 

O ato de abertura contou ainda com a participação da secretária adjunta da Educação, Márcia Gurgel; adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; subsecretário estadual de esportes, Canindé França; presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto e dirigentes de sindicatos, instituições representativas dos conselhos estadual e municipais de educação, representações da UERN, da UFRN e dos estudantes.