Confira onde e quando se vacinar contra a influenza em Natal

 


A Prefeitura do Natal inicia nesta segunda-feira (12) a aplicação da vacina contra Influenza, também conhecida como vacina contra gripe. Para receber a dose da vacina, a capital estará disponibilizando  20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o drive-thru do portão 03 no Ginásio Nélio Dias, atingindo todas as zonas da cidade. Na terça-feira (13) o drive do Palácio dos Esportes passa a funcionar exclusivamente com a oferta da vacina contra Influenza.

Em 2021 a campanha acontece simultaneamente com a vacinação contra a Covid-19, devendo haver intervalo de 14 dias entre as aplicações quando coincidir o público-alvo das etapas, priorizando o esquema vacinal das doses de Coronavac ou Oxford.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) planeja atingir 90% do público de 323.842 pessoas conforme meta do Ministério da Saúde. Inicialmente o público-alvo da capital são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas ( Mães com até 45 dias de pós-parto), que deverão buscar um dos pontos vacinais da cidade a partir desta segunda (12). A SMS/Natal vai anunciar durante a semana novas estratégias e planeja enviar as doses dos trabalhadores da saúde para imunização no próprio local de trabalho.
 
"Vamos começar uma grande campanha de vacinação dentro de outra muito importante. Por isso, estamos definindo etapas escalonadas direcionadas aos públicos da primeira fase e postos estratégicos para que a gente possa atingir de forma eficiente a maior quantidade de pessoas possível em locais diferentes da outra vacina", comenta George Antunes, Secretário Municipal de Saúde.
 
O Ministério da Saúde preconiza que a campanha de Influenza aconteça de 12 de abril à 09 de julho em três fases:

Fase 1 (12/04 à 10/05) - Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde; 

Fase 2 (11/05 à 8/06) - idosos com 60 anos e mais, professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas; 

Fase 3 (09/06 à 09/07) - doentes crônicos e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
 
Confira a lista dos locais de vacinação:
Drive Nélio Dias - Av. Guararapes, s/n. Lagoa Azul (Portão 03).
Drive Palácio dos Esportes - Rua Trairi, 516. Petrópolis (a partir de terça-feira, 13 de abril – EXCLUSIVO PARA INFLUENZA).
 
Distrito Sanitário Norte I
USF Vista Verde - Rua Linda Batista, 18 - Pajuçara
USF África - Av. Dr João Medeiros Filho, 02 - Redinha
USF Cidade Praia - Rua São Caetano, 520 -Lagoa Azul
USF José Sarney - Rua dos Lírios, 231 - Lagoa Azul
 
Distrito Sanitário Norte II
USF Potengi - Av. Itapetinga, 02. Conjunto Santarém
USF Igapó - Rua São Tiago, 01. Igapó
USF Parque dos Coqueiros - Rua das Pedrinhas, s/n. Parque dos Coqueiros
USF Pedra do Sino - Rua Pedra do Sino, s/n. Conjunto Soledade I
 
Distrito Sanitário Leste
USF Aparecida - Rua Guanabara, 1050 -Mãe Luiza
Distrito Sanitário Oeste
USF Guarapes - Rua Lagoa Seca, 74.
USF Bom Pastor - Rua Augusto Calheiros, 01
UM Felipe Camarão - Rua da Tamarineira, 25
USF Quintas - Travessa Luiz Sampaio, 712
UBS Esperança - Av. Pernambuco, 214
USF Novo Horizonte - Rua dos Paiatis, 128
USF Felipe Camarão III - Rua Itamar Maciel, 360
 
Distrito Sanitário Sul
 
UBS Ponta Negra - Rua José Medeiros, 01
UBS Pirangi - Av. São Miguel dos Caribes, 650
USF Planalto - Rua Comunidade Shalom, 15
UBS Jiqui - Rua União dos Palmares, 11.

Nenhum comentário