II AFRONTE - Festival de Cinema LGBTQIAP+ abre inscrições para filmes e oficinas


A violência contra a população LGBTQIAP+ está diretamente conectada com a discriminação que transpassa a nossa sociedade. Em 2013, o Rio Grande do Norte foi considerado um dos estados mais violentos para LGBTQIAP+’s no Brasil. Recentemente, em 2018, um mapeamento inédito, feito no estado pela ativista Rebecka de França (Atransparência-RN), mostra um cenário de violência moral, física e de exclusão sobre a população LGBTQIAP+. Quando olhamos a nível internacional, o Brasil ocupa o primeiro lugar nas Américas em quantidade de homicídios de pessoas LGBTs e também é o líder em assassinato de pessoas trans no mundo.

Sabendo que os filmes podem exercer um papel reafirmador de estigmas e preconceitos, surge A AFRONTE – Festival de Cinema LGBTQIAP+, que desde sua criação tem o objetivo de dar voz para os LGBTQIAP+’s que queiram ser os contadores de suas próprias histórias, se colocando como uma importante ferramenta para combater a intolerância, o preconceito e a exclusão. 

Em sua primeira edição, em dezembro de 2019, o Festival se preocupou em ser o primeiro festival de cinema do RN a trazer em sua programação apenas filmes dirigidos por profissionais LGBTQIAP+’s, priorizando as narrativas que dessem destaque ao protagonismo desse nicho, com uma curadoria que buscou representar todas as letras da sigla, além de se atentar a importância do recorte racial e de gênero nos filmes selecionados. Entre os destaques da primeira edição estão os filmes “Bixa Travesty”, “Rafiki”, “Negrum3”, “Quebramar” e “Estamos Todos Aqui”. 

Nesta segunda edição, que acontecerá de 05 a 09 de maio em formato virtual, o cuidado em representar a pluralidade da sigla LGBTQIAP+ se mantém, na frente e atrás das telas, desta vez não apenas por profissionais que ocupem o cargo de direção, mas ampliando a representação para outros cargos chaves, tendo em vista que um filme não se faz apenas pelo olhar da direção.

O festival será de caráter competitivo e, além do júri popular, com votação por meio do site, haverá também o júri técnico, que premiará diferentes categorias por mostras.  As inscrições para filmes estão abertas, até o dia 16 de abril de 2021, através do  formulário de inscrição.  A lista de selecionades será divulgada no dia 26 de abril nas redes sociais do Festival. 

Além dos filmes, a programação contará também com as oficinas: Ficção Como Arma de Guerra, com Anti Ribeiro – que se dedica a estudar e elaborar torções de mundo (im)possíveis a partir da imaginação; Automaquiagem Drag, com Judson Andrade - a ideia da oficina é conhecer as possibilidades e potências da arte drag, praticar a pintura facial e desenvolver o corpo como tela através da maquiagem criativa, usando materiais que temos no nosso cotidiano; e Gênero e Representatividade LGBTQIAP+ no Audiovisual, com Germana Belo - a proposta da oficina é discutir a representatividade LGBTQIAP+ na indústria e narrativas audiovisuais, e debater como a intersecção de gênero e orientação sexual impõe problemáticas específicas que refletem na maneira como mulheres desse grupo vêm sendo representadas nas produções de cinema e TV. As oficinas estão com inscrições abertas até o dia 17 de abril. 

A II AFRONTE – Festival de Cinema LGBTQIAP+ tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.

 

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: André Santos

Produção Executiva: Babi Baracho

Coordenação Geral: Vitória Real

Assistentes de Produção: Renata dos Passos e Ilana Vasco

Estagiário de Produção: Ricardo Nunes

Curadoria: Tereza Duarte, Ron Melo, Rosy Nascimento, Vitória Real e André Santos

Making Of: Mylena Souza

Designer Gráfico / Social Media / Webdesigner: AKA Club Mídia

Assessoria de Imprensa: Luciana Oliveira – Sollar Comunicação
Realização: Caboré Audiovisual



SERVIÇO: 

II AFRONTE – Festival de Cinema LGBTQIAP+

05 a 09 de maio de 2021

Inscrições para filmes: 26 de março a 16 de abril de 2021

https://forms.gle/BcjoBaJRXLJjkPPB9

 

OFICINAS: 

Inscrições até 17 de abril de 2021

- Ficção Como Arma de Guerra - Anti Ribeiro – 06 de maio de 2021

Inscrições:  https://forms.gle/c1vuJBtcftwEzRnT7

- Automaquiagem Drag - Judson Andrade – 05 e 06 de maio de 2021

Inscrições: https://forms.gle/ZTrgjUKySjPkbiBr6

- Gênero e Representatividade LGBTQIAP+ no Audiovisual - Germana Belo – 07 e 08 de maio de 2021

Inscrições: https://forms.gle/rpBHq5JpJEaiqxKv6

 

Mais informações: 

https://www.afrontefestival.com.br 

https://www.instagram.com/afrontefestival 

https://www.twitter.com/afrontefestival