Estudante de Extremoz está entre finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

 


Uma estudante do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) polo Zona Norte e moradora de Extremoz está entre finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

A estudante Hanna Vitória desenvolveu um dos 345 projetos finalistas da feira, que realiza um movimento continuo para estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na Educação Básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas.

A 19ª edição acontece entre 15 e 26 de março e inicialmente contou com 1.250 mil projetos inscritos, submetidos por mais de 4 mil estudantes, diretamente ou por meio de uma das 75 feiras afiliadas.

O projeto da estudante extremozense trata-se do “pHmetro portátil” e tem como objetivo utilizar smartphones na determinação do pH de soluções utilizando imagens digitais e quimiometria.

Além de Hanna Vitória outros 28 projetos desenvolvidos por estudantes do Rio Grande do Norte também estão na final da feira.

Todos que desejarem podem conhecer melhor “pHmetro portátil” assim como os demais projetos e colaborar votando através do botão “curtir” localizado abaixo do vídeo explicativo na feira virtual, podem acessar o site da feira clicando aqui.

Essa não é a primeira vez que estudante Hanna Vitória é finalista em uma feira de projetos científicos. Em 2020 ela e mais dois colegas ficaram em segundo lugar na FBJC (Feira Brasileira de Jovens Cientistas).

Na ocasião o trio desenvolveu um projeto que consiste na utilização de imagens tiradas com o celular em análises químicas, tornando mais barato e acessível.

Portal Extremoz