RN ganha primeiro núcleo de pesquisa em análise do comportamento e autismo

 


Com o objetivo de criar um ambiente transdisciplinar favorável ao atendimento à comunidade autista e à capacitação profissional, a clínica Núcleo Desenvolve acaba de lançar o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Análise do Comportamento (Nepac).

A ideia foi despertada em função da atual incidência de diagnósticos de pessoas com autismo no mundo. Além disso, a terapia baseada na análise do comportamento é a que possui maior evidência científica para o acompanhamento de pessoas com autismo.

Em países desenvolvidos, a análise do comportamento é altamente disseminada, enquanto no Brasil ainda há escassez de tratamentos e profissionais. "Vimos a necessidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo no RN", diz Weslley Quirino, diretor de Pesquisa do Nepac.

O Núcleo é composto por um grupo transdisciplinar de professores pesquisadores, estudantes universitários de iniciação cientifica, pós-graduandos, especialistas, mestres e doutores. Atualmente a equipe conta com psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, profissionais de Educação Física, fonoaudiólogos e pedagogos.

Atendimento à comunidade

"O Nepac tem, ainda, o projeto de extensão Desenvolver e Incluir, que é direcionado para benefício comunitário", ressalta o diretor. "Contamos com uma equipe que planeja as atividades de forma unificada e personalizada para cada paciente", continua.

"Além disso, atuamos na capacitação profissional de atendentes terapeutas em análise do comportamento, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas com autismo, e com desenvolvimento técnico-científico global, por meio da pesquisa, e profissional, com a capacitação", afirma Weslley.

Por meio do Desenvolver e Incluir, pessoas com autismo que não têm condições de financiar o tratamento recebem atendimento transdisciplinar de forma gratuita. As famílias que desejam participar e profissionais que querem ser voluntários podem entrar em contato pelo e-mail contato@nucleodesenvolve.com.br.