Rio Grande do Norte sediará largada do Rally dos Sertões pela primeira vez

 


A 29ª edição do Rally dos Sertões terá largada inédita no Rio Grande do Norte e percurso integral na região Nordeste. O anúncio foi feito pela Dunas Race, organizadora do evento, na noite de terça-feira. A prova será realizada de 13 a 22 de agosto.

Na história do Sertões, o Rio Grande do Norte já recebeu por sete vezes o maior rally das Américas, tendo a capital Natal como destino nos três primeiros anos do evento (de 1993 a 1995; depois em 1997 e 1998, e, novamente em 2008 e 2009).

A cidade que receberá a largada este ano será revelada em março.

- É com muita honra e alegria que vamos sediar pela primeira vez na história a largada do Sertões. Nossa hospitalidade e nossos destinos irão surpreender a todos os competidores e envolvidos na prova, que largarão daqui rumo a essa grande aventura - comemorou a governadora Fátima Bezerra.

O roteiro, com cerca de 5.000 km será baseado no tema "Sertões 100% Sertão", reunindo os melhores trechos especiais da região Nordeste. A direção técnica adianta que o objetivo é encantar os competidores em termos de belezas naturais, nível técnico e com a missão de realizar ao menos 60% de trechos cronometrados. A prova terá como cenário principal a caatinga, o único bioma 100% brasileiro. O roteiro completo da prova, com o anúncio de todas as cidades-anfitriãs, será apresentado no dia 15 de maio.

Esta edição do Sertões será válida como etapa do Mundial da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) de motos, quadris e UTVs.

Outra novidade anunciada foi a expansão da marca Sertões para além do universo off-road. Em 2021, haverá a primeira edição do Sertões Kitesurf: Rally dos Mares, em um percurso de 500 km ao longo da costa do Rio Grande do Norte e do Ceará, entre os dias 8 a 14 de outubro.

- Estamos orgulhosos do Sertões esse ano ser etapa do Mundial de Rally. É uma conquista para o calendário esportivo brasileiro. Voltamos à data tradicional do Sertões em agosto, período de secas no Hemisfério Sul, para levantar muita poeira nesta que será a 29ª edição da prova. Também muito felizes com a confirmação da largada inédita do Rio Grande do Norte e a expansão do portfólio dos eventos com a marca Sertões através do primeiro Rally dos Mares de kitesurf - declarou Joaquim Monteiro, CEO do Sertões.

Pandemia

A organização do Sertões informou que manterá, caso necessário, os protocolos de segurança que permitiram a realização do evento em novembro de 2020. Neste ano, a ideia é realizar o maior rally das Américas em formato semi-bolha, garantindo o acesso controlado do público local às Vilas Sertões. Com a implantação do protocolo de segurança do ano passado, a organização acumulou experiência no cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias.