Hermano elogia Petrobras pela produção e critica falta de compromisso

 


Em pronunciamento esta manhã (9) na sessão plenária da Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais (PSB) fez elogios e críticas à atuação da Petrobras no Rio Grande do Norte. O elogio foi em função da produção da empresa estatal que registrou um desempenho considerado o melhor desde 2015. A crítica foi em função de a Petrobras ter se distanciado dos seus compromissos sociais com o povo brasileiro. 

“Quero fazer menção ao desempenho da Petrobras que em 2020 teve melhor desempenho operacional desde 2015. É elogiável do ponto de vista da produção, foram 2,28 milhões de barris diários de petróleo e 2.84 milhões diários de barris de óleo de acordo com relatório da estatal. No entanto, em meio a essa recuperação da Petrobras, que é uma empresa do patrimônio do povo brasileiro, quero fazer uma crítica ao distanciamento da Empresa para com a população brasileira, notadamente com o desenvolvimento regional, onde o Nordeste é o maior prejudicado”.  Asseverou o parlamentar.

Segundo Hermano, nessa redução dos investimentos na Região, o Rio Grande do Norte é um exemplo dos prejudicados. Lembrou que o Estado tem a refinaria Clara Camarão quase desativada o anúncio oficial do desinteresse da Empresa em investir e colocando à venda poços maduros que estão sendo explorados pela iniciativa privada.

“Nós defendemos a permanência da Petrobras com a soma e participação da iniciativa privada. Mas não é isso que vem acontecendo. Um exemplo é que com todo esse lucro chega a um aumento no preço da gasolina que vai interferir na economia do País, que nesse período de pandemia já verificamos um aumento no custo dos alimentos. Esse aumento vai interferir em toda a cadeia de produção dos alimentos. É algo que precisamos combater. Natal, de forma inexplicável tem a gasolina mais cara entre as capitais e a terceira mais cara de todo o País”, concluiu o deputado Hermano Morais.