Fecomércio RN e Governo do RN lançam Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar

 


 

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e a governadora Fátima Bezerra, assinaram, na manhã desta quarta-feira (10), na Governadoria, um convênio para a criação do Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar. A plataforma foi desenvolvida pela Federação do Comércio, por meio do seu Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, com o apoio do Senac RN, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). 

 

A ferramenta on-line será aberta ao público e vai compilar diversas fontes de dados (ANAC, Cadastur e companhias aéreas, por exemplo), disponibilizando informações como o monitoramento do desempenho do setor turístico, por meio de indicadores específicos, em formato de dashboards e relatórios descritivos trimestrais. Irá se somar à Pesquisa do Perfil do Turista de Alta Estação que já é feita pela Fecomércio há mais de uma década. 

 

"A ideia é que tenhamos um manancial inesgotável de informações estratégicas sobre quem nos visita, quando, como e, principalmente, o que eles levam de impressões, encantamentos, frustrações e anseios. Com os dados que a plataforma irá disponibilizar, o Estado, na sua mais plena acepção, poderá agir de maneira muito mais assertiva para estimular o setor, assim como os empreendedores do turismo poderão nortear cada passo de seus negócios, elevando bastante os seus graus de eficiência e eficácia", afirmou o presidente Marcelo Queiroz. 

 

O Sistema vai gerar informações turísticas atualizadas, de qualidade, dando base para a construção de recomendações de inteligência de mercado, que servirão de base para a tomada de decisões do setor público, empresas e profissionais, potencializando o turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico e social do estado. Também serão consumidores dos dados e parceiros importantes na consolidação do Sistema, a Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, demais entidades do trade e a academia. 

 

A secretária de Turismo do RN, Aninha Costa, explicou que "o RN já vem se destacando pelo uso propositivo de dados e essa parceria com a Fecomércio RN irá colaborar muito para a gestão do nosso destino. A criação do Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar é a ampliação do trabalho já desenvolvido por ambas as instituições em prol da atividade, e será um legado para todo o trade potiguar”. 

 

Os dados contidos no primeiro painel extraído da plataforma foram apresentados aos presentes no evento pelo coordenador técnico do Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar, Marcelo Milito. Ele explicou quais são os dados que serão disponibilizados, e as opões de aplicação de filtros dos dados, como também as possibilidades de uso destas informações. 

 

No momento da assinatura do convênio, o presidente Marcelo Queiroz entregou à governadora Fátima Bezerra uma cópia do relatório da pesquisa do Perfil do Turista que visitou o Rio Grande do Norte no verão 2020/2021, realizada pelo Departamento de Estatísticas da Fecomércio, cujas informações já estão inseridas no Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar. 

 

A governadora Fátima Bezerra destacou mais esta importante parceria firmada entre o Executivo estadual e a Fecomércio. “As atividades econômicas ainda sofrem sérios reflexos da pandemia, especialmente o turismo. O que os fez aumentar sua capacidade de se reinventar. E é o que estamos fazendo aqui hoje. Lançando esta ferramenta que vai permitir a execução de ações planejadas pelo setor, com base em dados confiáveis. Com isso, vamos otimizar a aplicação dos recursos, e desenvolver políticas públicas mais eficientes”, finalizou. 

 

Também estavam presentes na solenidade o Vice-governador Antenor Roberto; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier; o presidente da Emprotur, Bruno Reis; o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta; o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Costa, além de diversos representantes de entidades do trade.

Nenhum comentário