Câmara de Natal capacita servidores sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

 


A Câmara Municipal de Natal concluiu nesta terça-feira (9) a capacitação para novos servidores sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), plataforma na qual qualquer cidadão pode encontrar todas as proposições parlamentares e suas respectivas tramitações, pautas das sessões, informações sobre os vereadores, Mesa Diretora, comissões, normas jurídicas e relatórios.

O curso, realizado na Escola do Legislativo Wilma de Faria (ELWF), foi ministrado por servidores do Departamento Legislativo da Casa, responsável pela administração do SAPL. "A finalidade é instruir para usarem bem essa ferramenta, dando maior transparência e facilitando o andamento das matérias. É importante que monitorem a tramitação e possam acompanhar a proposição de cada vereador, ao mesmo tempo em que poderão saber o que já foi apresentado pelos outros", explicou o coordenador do Departamento, Ives Cleiton da Silveira.

As informações repassadas são consideradas fundamentais para os novos servidores porque eles são responsáveis por protocolar as proposições no SAPL para que o Departamento Legislativo prossiga atualizando-as. "O curso foi de extrema importância para que saibamos protocolar os projetos no SAPL. O que parecia difícil se tornou mais simples quando a gente reúne a teoria e a prática", declarou o assessor parlamentar Franklin Vasconcelos.

O curso segue a linha de capacitação da ELWF para os vereadores e servidores que chegaram à Casa nesta nova legislatura. Rafael Jácome, diretor da escola legislativa, explicou que os cursos com esse objetivo terão continuidade. "Estamos preparando um curso de oratória para ajudá-los a se comunicar melhor e outro na área da comunicação”, destacou o diretor.