Saiba como fazer seu cadastro para receber vacina no RN

 


Começa hoje (18) o cadastro pessoal no RN+Vacina, “plataforma criada para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de vacinação contra a covid-19, no Rio Grande do Norte”, segundo o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), da UFRN, por meio da parceria com o Governo do RN.

"O RN+Vacina é de fácil acesso rnmaisvacina.lais.ufrn.br. As pessoas poderão se cadastrar com seus dados pessoais e, se for o caso, inserir informações quanto aos grupos de risco e comorbidades. Apesar desta primeira etapa de vacinação, em todo o mundo, ser restrita aos grupos prioritários, é recomendado que todas as pessoas façam o cadastro, que irá auxiliar na criação de um banco de dados com o perfil da população potiguar", diz o Coordenador do Lais, o professor Ricardo Valentim.

Durante este fim de semana a equipe técnica do Lais e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) realizou trabalho simultâneo, colhendo informações e fazendo testes para que o sistema seja colocado à disposição da população. 

Até o final da tarde deste domingo (17), mais de 100 voluntários de 10 municípios fizeram o cadastramento, de Natal, Parnamirim, Caícó, Umarizal e São Gonçalo do Amarante.

Com a efetivação do cadastro, cada cidadão terá o seu cartão de vacina virtual, recebendo notificações das datas, dentro do calendário nacional de vacinação, em que o seu grupo receberá a vacina, além de todas as informações sobre o processo. O cartão ficará disponível na própria plataforma do RN+Vacina. 

Além do cadastro cidadão, o RN+Vacina “tem espaços reservados para os gestores e para os órgãos reguladores, garantindo a transparência das informações coletadas. Ainda em relação à transparência, será feito o rastreamento de todas as doses que serão aplicadas desde a chegada da vacina ao Estado, passando pela distribuição aos municípios e às salas das Unidades Básicas de Saúde até o imunizante ser aplicado no paciente”, informa o Lais.