RN tem a 4ª menor taxa de letalidade para a covid-19

 


Com a marca de 3 mil mortes causadas pela Covid-19 ultrapassada no domingo (3), o Rio Grande do Norte possui a quarta menor letalidade da doença entre os Estados do Nordeste conforme números do Ministério da Saúde. O Estado possui 86 óbitos para cada 100 mil habitantes, letalidade superior somente à Bahia, Maranhão e Alagoas. Entretanto, a situação local é considerada “moderada” por especialistas, com curvas que indicam redução de novos casos e aumento de mortes nas últimas semanas.

Nesta segunda-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) confirmou 3.011 óbitos causados pela Covid-19 e 119.186 casos confirmados da doença. Os números foram alcançados após uma aceleração no número de novos casos observados a partir de 1º de outubro até 1º de dezembro, quando a média móvel chegou em 768 casos por dia – maior média registrada pelo Estado desde maio.

Com o atual número de mortes confirmadas, o Rio Grande do Norte tem uma letalidade menor que o Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Piauí, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Em Sergipe, que tem a segunda maior letalidade, o número de mortes absolutas é de 2.508 entre 2,22 milhões de habitantes.

Nacionalmente, a letalidade do novo coronavírus é de 93 mortes para cada 100 mil brasileiros. A taxa do Nordeste é de 84 mortes para cada 100 mil habitantes, ainda de acordo com o Ministério da Saúde. “Com relação à média do Brasil e do Nordeste, o Rio Grande do Norte está em uma situação moderada e, portanto, deve estar sempre em alerta para manter o controle da pandemia”, analisou o especialista Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS-UFRN) e membro do Comitê Técnico-Científico da Sesap/RN.

Leia matéria completa na Tribuna do Norte.