Ministro das Comunicações entrega internet via satélite para canteiro de obras da BR-304, em Macaíba (RN)

Trabalhadores do canteiro de obras da duplicação da rodovia BR-304, em Macaíba (RN), trecho conhecido como Reta Tabajara, serão os novos beneficiados com a instalação de um ponto de internet de alta velocidade. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, inaugura o ponto nesta segunda-feira (11), em companhia do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que fará visita técnica ao local.

“Nessa região, nós temos uma grande dificuldade de conexão à rede móvel de dados e mesmo de sinal de telefonia. Esse ponto do programa Wi-Fi Brasil, que estamos instalando, vai resolver o problema de comunicação e beneficiar os trabalhadores da obra”, destaca o ministro Fábio Faria.

A área é conhecida pela conexão de dados precária e baixo sinal de telefonia móvel. Para sanar o problema de conectividade, o Ministério das Comunicações (MCom) instalou uma antena do programa Wi-Fi Brasil, que irá oferecer banda larga via satélite para os operários e engenheiros da obra, que é executada pelo Ministério da Infraestrutura, bem como para população do entorno.

O Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal com o objetivo de levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. Já foram instaladas mais de 12.700 antenas pelo país, para mais de 9.500 escolas, além de postos de saúde, unidades de segurança pública, telecentros, aldeias indígenas, assentamentos rurais, entre outros.

No Rio Grande do Norte, o programa atende a 100 municípios, com 292 pontos do Wi-Fi Brasil. Destes, 233 são escolas públicas rurais. As estações são implantadas por meio de parceria do Mcom com a Telebras. Além de levar internet a locais remotos, o satélite possui um canal exclusivo e estratégico de uso militar.

Foto e Texto Canindé Soares