I Semana da Visibilidade Trans de Natal é aberta oficialmente pela Semdes

 


A I Semana de Visibilidade Trans da capital foi aberta pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (25), no Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal. A abertura contou com as presenças da secretária da Semdes, Sheila Freitas, do titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjunto Dias, e da defensora pública do RN, Jarina Araújo.

As atividades foram abertas com uma breve explanação sobre a programação diversificada preparada pela equipe do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal para ocorrer durante a Semana. “Vamos ter mostra fotográfica, exposição, debate, oficinas e o início do trabalho de mapeamento da população trans de Natal”, contou a coordenadora técnica do Centro, Luana Soares.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, parabenizou toda a equipe pela organização do evento e falou para o publico participante sobre a importância do Centro de Cidadania LGBT e da participação de todos na luta pela garantia constitucional de direitos e contra a intolerância e o preconceito. “O prefeito Álvaro Dias entendeu a importância do Centro como um lugar de amparo, proteção e de luta. Hoje estamos abrindo uma semana que faz cada um aqui se orgulhar do que é, mas temos que ter a certeza que direitos só se conquistam com luta e o movimento LGBT tem que se manter cada vez mais unido e forte para continuar avançando”, discursou.

O titular da Semtas, Adjunto Dias, se colocou à disposição das demandas de fortalecimento do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal com o intuito de ampliar sua capacidade de atendimento e de proteção, como também lembrou que a Semtas mantém uma equipe de técnicos atuando diariamente no Centro.

O momento ainda contou com depoimentos emocionados de alguns usuários do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal. As declarações abordaram a qualidade de atendimento, de proteção e de humanização prestada por toda a equipe no tocante a entender e buscar soluções para os problemas que passam os usuários.

Na oportunidade, foram abertas as visitações da exposição que conta a história de luta do movimento trans do Rio Grande do Norte, intitulada: Contando nossa história em primeira pessoa”, e a mostra fotográfica “Respeite a Minha Identidade”, do artista Paulo Guerra, que ficam expostas no Centro Municipal de Cidadania LGBT durante toda a semana.

A semana segue de hoje (25) até sexta-feira (29) com uma programação diversificada voltada para o público trans, travesti e transgênero de Natal. Mais informações sobre a I Semana de Visibilidade Trans podem ser adquiridas no Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal, localizado na Avenida Nascimento de Castro, 1982, Lagoa Nova. Ou pelo telefone (84) 3232-8075.