Governo leva água a cerca de 8 mil famílias com recuperação de dessalinizadores

 


Uma série de ações que visam ampliar o acesso à água potável para a população rural do Rio Grande do Norte vem sendo desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), entre elas o programa de manutenção de recuperação de dessalinizadores. Nos dois últimos anos, já foram investidos cerca de R$ 280 mil oriundos do tesouro estadual beneficiando cerca de 8 mil famílias.

O secretário adjunto de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Carlos Nobre, destaca que a Semarh tem uma política permanente de acompanhamento dessas tecnologias, pois elas promovem acesso à água de qualidade para o consumo diário em comunidades de difícil acesso e que os mananciais e poços possuem apenas água salobra. “A Semarh mantém 80 sistemas de dessalinização e, por orientação da governadora durante elaboração do Programa RN + Água, vamos ampliar para 120 o número de comunidades atendidas” frisa Carlos, explicando que para manter as tecnologias em funcionamento, são realizadas ações como a troca de filtros, limpeza de membranas e recuperação do abrigo da máquina.

Os trabalhos de implantação, manutenção e recuperação de dessalinizadores são realizados pela Coordenadoria de Hidrogeologia (Cohidro) da Semarh. Na semana passada, a equipe realizou a recuperação total do sistema de dessalinização que atende a mais de 250 famílias da comunidade Panon 1, em Assú. “Em nome de todos os moradores quero agradecer a atenção que o governo do estado tem conosco, não consigo nem pensar na nossa rotina sem a máquina de dessalinização” frisa a presidente da Associação de Panon, Josinete Cabral.

“Trocamos as bombas de alta pressão, membranas, o quadro de comando elétrico e refizemos a instalação hidráulica” relata o Coordenador da Cohidro, Ivan Fioravante. Além de Assú, também foram beneficiados os municípios de Porto do Mangue, Tenente Laurentino e Areia Branca. Essa semana, a equipe trabalhou na recuperação do sistema de dessalinização da comunidade Boa Vista, em Lajes.

Os 80 sistemas de dessalinização mantidos pela Semarh atualmente estão espalhados em todas as regiões do RN. “Alguns abastecem uma grande quantidade de pessoas, como o localizado na zona urbana do município de Equador com 500 famílias recebendo 20 L de água potável por dia” destaca o adjunto da Semarh.

O objetivo dos dessalinizadores é garantir acesso à água de melhor qualidade. Além disso, o gerenciamento do sistema é feito pela própria comunidade, promovendo, assim, o uso consciente da água.