Governadora visita obras de revitalização das praças históricas de Natal

 

VISITOU O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN (IHGRN) QUE FARÁ, EM MARÇO, 119 ANOS DE EXISTÊNCIA. FOTO: ASSECOM

O Governo do Rio Grande do Norte está investindo R$ 9,4 milhões na revitalização do Centro Histórico de Natal. A governadora Fátima Bezerra visitou nesta sexta-feira (15) parte das obras na capital. A previsão é de que os investimentos vistoriados sejam terminados no fim de fevereiro.

A chefe do Executivo estadual lembrou que há dois anos, quando assumiu a gestão, estes projetos estavam paralisados e que apenas duas das 14 obras haviam sido finalizadas. A recuperação dos equipamentos culturais da cidade faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. “Conseguimos desfazer os entraves técnicos e em parceria com a Caixa Econômica conseguimos dar continuidade a este projeto tão importante para a história e para a cultura do povo potiguar”, destacou Fátima Bezerra.

Durante a visita, a governadora e a equipe do Governo visitaram as praças Augusto Severo, no bairro da Ribeira, das Mães, André de Albuquerque e Padre João Maria, na Cidade Alta. “Eu era deputada federal e lutei muito para incluir nossa cidade nesse projeto”, comentou a governadora.

O pacote de obras coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) ainda inclui praças com a da Santa Cruz da Bica e Djalma Maranhão, além da Parada Metropolitana.

O presidente da Associação Viva o Centro de Natal, Delcindo Mascena, elogiou a atuação e o empenho do Governo no investimento na região. “Há três anos iniciamos um trabalho de revitalização do comércio do Centro da Cidade. Também é preciso trazer de volta a história e a cultura da cidade, como o Governo está fazendo”, disse Mascena.

INSTITUTO

Por fim, a governadora visitou o Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN) que fará, em março, 119 anos de existência. A instituição conta atualmente com 300 mil documentos que contam a história potiguar.

Ainda este ano, a instituição será contemplada com a construção de um espaço cultural, em um terreno doado pelo Governo, por meio da Fundação José Augusto (FJA). Para viabilizar o projeto parte da verba será investida pelo Tesouro Estadual – R$ 50 mil – e outra virá de uma emenda parlamentar destinada pelo senador Jean Paul Prates, no valor de RS 267 mil.

“O Instituto Histórico vivia uma angustia na busca por recursos. Agora será possível manter um fluxo de caixa, a geração de receita, para manter o instituto funcionando”, explicou o senador.

A visita foi acompanhada pelo vice-governador Antenor Roberto, os secretários de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, o Secretário Adjunto da Infraestrutura, Haroldo Azevedo Filho, do Turismo, Ana Maria Costa, o diretor-presidente da FJA, Crispiniano Neto, a vereadora de Natal Divaneide Basílio, presidente do IHGRN, Ormuz Simonetti, o superintendente executivo regional da Caixa Econômica, Lamark Rodrigues, o superintendente executivo de rede da Caixa, Fares Haum, e o representante da M.K Construções, Fábio Rocha.