Brasil começa produção da vacina Sputnik V

 


O Brasil já começou a produzir em território nacional doses da vacina russa contra a covid-19, Sputnik V. A informação foi anunciada por Kirill Dmitriev, presidente do Fundo Russo de Investimento Direto na manhã desta quinta-feira, 21, e confirmada pelo Estadão. 

De acordo com Rogério Rosso, diretor de negócios internacionais do Grupo União Química, a produção foi iniciada com um lote piloto de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), o princípio ativo do imunizante. Ele afirma que é possível produzir 8 milhões de doses por mês no País, assim que sua planta em Brasília, a Bthek, estiver operando em capacidade máxima. 

Nesta manhã, Dmitriev anunciou que pretende resolver as questões pendentes para aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) “nas próximas semanas”. A expectativa é aumentar o nível de produção ainda em fevereiro. 

Hoje, o País não tem doses suficientes de IFA para dar continuidade à vacinação com os imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan/Sinovac nem pela Universidade de Oxford/Astrazeneca. O governo federal tenta, ainda sem sucesso, importar esse insumos da China e da Índia.

Rosso deverá se encontrar ainda nesta quinta com representantes da Anvisa para falar sobre o uso emergencial da Sputnik V no Brasil. Na última sexta-feira, 15, o Grupo União Química protocolou junto à agência um pedido para a utilização de 10 milhões de doses no País, quantitativo que a empresa pretende distribuir ainda no primeiro trimestre deste ano. 

No painel de análise das vacinas pela Anvisa, entretanto, ainda não consta a Sputnik V. O portal foi atualizada nesta manhã.

O ESTADÃO