Sistema Fecomércio RN apresenta resultados do Programa DEL Turismo em Parnamirim

 


O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, realizou nesta quinta-feira (03), o 1º Seminário DEL Turismo Parnamirim. O evento on-line foi transmitido pelo Youtube e teve como objetivo apresentar os impactos e resultados da primeira fase do Programa, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Senac RN e prefeitura do município.

Representando a prefeitura de Parnamirim, o secretário de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Parnamirim (SEPLAF), Giovani Rodrigues Júnior, foi o responsável por apresentar as ações executadas desde agosto de 2019, quando foi assinado o convênio. Na ocasião, Giovani anunciou a continuidade do Programa DEL em Parnamirim por mais um ano.

“Esse é um momento muito especial e de muito agradecimento a todos que estão envolvidos no Programa, porque nós acreditamos que a forma como o DEL vem sendo construído ele não perderá a continuidade e esse é nosso maior desafio, pois sabemos que o governo é passageiro, mas o Turismo e a comunidade permanecem, por isso já antecipo que o prefeito autorizou e nós iremos dar continuidade ao DEL, em 2021 estaremos juntos novamente”, declarou o secretário. 

Além da prefeitura de Parnamirim, o evento reuniu o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz; comitiva técnica do Senac que integra o DEL Turismo no RN; classe empresarial local e representantes do DEL Turismo na região Sul do país. Um dos destaques na programação foi a participação do consultor de longo prazo da Câmara do Comércio e Indústria de Trier, na Alemanha, Andreas Dhole. Ele falou sobre a experiência da implementação do DEL  no contexto nacional, exaltando a implementação exitosa do programa no RN.

“Eu sempre fico muito feliz em participar desses seminários pois é um momento onde a gente presta contas  à sociedade, a gente mostra o trabalho que foi feito de forma conjunta e validamos tudo junto às pessoas. Eu quero agradecer em especial ao presidente da Fecomércio Marcelo Queiroz, pela forma positiva e com mente aberta com que recebeu o DEL, pois permitiu essa parceria internacional da Alemanha com o RN, também quero destacar o trabalho realizado pelo Senac, que saiu de uma posição de escola para um ator relevante na promoção do turismo no Rio Grande do Norte”, disse o consultor.

O Programa DEL Turismo tem como objetivo principal promover a excelência em organização turística, harmonizando a sustentabilidade e o turismo responsável. Para execução do DEL em Parnamirim, foram criadas três Câmaras Técnicas, com foco em promover ações de desenvolvimento nas áreas de turismo e eventos; segurança e ordem pública e fortalecimento das associações.

“Após o sucesso das parcerias que o Sistema Fecomércio firmou com São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, iniciamos o Programa DEL em Parnamirim com o mesmo compromisso: executar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável dos destinos turístico potiguares. Hoje estamos não somente apresentando resultados, mas também colhendo frutos desta exitosa parceria”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Entre os resultados já conquistados com o DEL em Parnamirim, um dos destaques é a certificação do município como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo. Em setembro deste ano, Parnamirim recebeu o selo Sustainable Top 100 Destinations, um ranking mundial selecionado pela organização internacional Green Destinations, que elege os destinos turísticos que executam as melhores ações para o turismo sustentável. O município também foi destaque na conferência Global Green Destinations Days (GGDD 2020), com apresentação do case do Centro Cultural Trampolim da Vitória.