Operação desativa 25 "gatos" de energia em fábricas e depósitos de gelo no RN

 


A Cosern realizou nesta terça-feira (22), em todas as regiões do estado, a “Operação Gato Gelado”. A ação é um desdobramento da “Operação Varredura” e teve como objetivo identificar e desativar ligações clandestinas de energia (o popular “gato”) em fábricas e depósitos de gelo.

Ao longo de todo o dia, 38 equipes técnicas fizeram 97 inspeções em alvos previamente mapeados em 33 municípios potiguares. No total, foram identificadas e desativadas 25 irregularidades (20 fraudes e 05 furtos). A Cosern abriu 08 boletins de ocorrências e ainda está calculando o volume de energia recuperado com a ação ao longo do dia.

A Polícia Militar apoiou a operação e realizou 04 prisões em flagrante em Natal, Caicó, Pau dos Ferros e Tibau e conduziu os responsáveis pelas irregularidades para prestar depoimento nas respectivas delegacias. A fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

Esta foi a maior operação simultânea de combate às fraudes já realizada em um único dia em todo estado”, explica Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Cosern.“O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a 08 (oito) anos de reclusão” lembra Gilmar. “Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos”, complementa o Gerente.

De acordo com Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern, as ações de combate às ligações clandestinas serão intensificadas em 2021. “Vamos investir ainda mais em tecnologia e inteligência para dificultar cada vez mais a realização desse tipo de crime”, declarou Júlio.

Números de 2020

De janeiro até agora, a Cosern realizou 61.941 inspeções em unidades consumidoras e desativou ou regularizou 7.120 ligações irregulares em todo estado. Ao todo, 12 pessoas foram presas pela polícia em todo estado cometendo a irregularidade. O volume de energia recuperado nas diversas fases da “Operação Varredura” seria suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Parnamirim e de São Gonçalo do Amarante, juntos, por 30 dias.

A população pode denunciar as fraudes, de forma anônima e segura, no telefone 116 ou no site da Cosern (www.cosern.com.br).