Final de semana com interdições e autuações por descumprimento ao decreto municipal em Natal

 


Com a chegada do período de festas de final de ano se intensificam os eventos, mesmo com as restrições impostas pelo município, devido a pandemia da Covid-19. Este final de semana foi de intenso trabalho para os fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que atuaram desde a sexta-feira (18) até a madrugada desta segunda-feira (21) para fazer cumprir os decretos municipais que visam evitar as aglomerações.

 

Ao todo, foram quatro casas de eventos interditadas, diversas notificações e autuações a igreja, bares e estabelecimentos comerciais por descumprimento aos termos do Decreto municipal 12.065/2020. As ações contaram com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

 

Logo na tarde da última sexta-feira (18), os fiscais interditaram um campo de futebol, no bairro de Mãe Luíza, zona Leste e uma casa de festas no bairro Guarapes, zona Oeste da cidade. Todos os eventos estavam programados para acontecer, sexta e sábado, sem licenciamento e com shows musicais  de grande apelo popular, o que gerariam grandes aglomerações.

 

Já no sábado (19), foi interditado parcialmente o local, onde iria acontecer um evento de Rap, no condomínio Village de Prata, no bairro de Guarapes, situado na zona Oeste. A responsável pela festa foi autuada e avisada que não poderia realizar o evento. Durante a noite o local foi monitorado pela Guarda Municipal, mas o evento foi cancelado.

 

Ainda no sábado, uma arena Society, que realizava um evento irregular, teve que encerrar a festa. O estabelecimento recebeu auto de infração por descumprimento ao Decreto. Após isso, a casa foi fechada. 

 

No domingo (20), a fiscalização esteve no bairro do Alecrim, onde havia muitas denúncias de poluição sonora de lojas, com porta para rua, mas poucas casas comerciais estavam abertas. Segundo o supervisor ambiental, Felipe Gomes, que estava no plantão, a orientação foi para que fosse reforçada a necessidade de manter os protocolos e evitassem a poluição sonora.

 

Os fiscais receberam a denúncia de que dois campos de futebol society um em Nova Descoberta e outro em Cidade Sátelite, estariam realizando supostamente eventos. Os dois receberam autos de infração por realização de eventos sem autorização. No mesmo dia, um bar também recém-inaugurado em Nova Descoberta também foi autuado por descumprimento as normas.

 

Ainda no domingo uma igreja, situada na avenida Ayrton Senna, zona Sul da cidade, teve suas atividades parcialmente interditadas. Os fiscais identificaram que no local não haviam tapetes de higienização de calçados, espaço entre as cadeiras, desocupação das fileiras da frente, como também não havia informações, de forma visível, acerca da capacidade de pessoas no templo e a metragem da área. “Os cultos estão suspensos, até que a Igreja, corrija todas as irregularidades identificadas. As demais atividades do templo estão liberadas”, disse Felipe Gomes.

 

E, já na manhã desta segunda-feira(21), um bar, no bairro de Nova Descoberta, também foi interditado e autuado por descumprir o decreto, em promover aglomeração e funcionar fora do horário estabelecido, que no domingo deve encerrar às 01h da manhã. “O Decreto 12.078/2020, prevê que serviço de alimentação deve funcionar de segunda a quinta-feira, das 11h as 23h, sextas, sábados e domingos das 11h até as 01h da manhã. Eles já havia ultrapassado em 3 horas, o horário previsto para encerramento”, relatou Gomes.