Fátima assina contrato com Butantan para compra da Coronavac

 


A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou em entrevista que já assinou o contrato com o Instituto Butantan para a aquisição da vacina chinesa produzida no Brasil em parceria com o instituto localizado em São Paulo. 

“Eu já assinei o contrato com o Instituto Butantan, sem prejuízo, repito, dessa luta pelo Plano Nacional de Imunização que cabe ao Governo Federal e nós não podemos abrir mão disso”, afirmou a governadora em entrevista à TV Ponta Negra nessa terça-feira (22).

Fátima já havia dito no último dia 08 de dezembro, quando participou do Fórum de Governadores com o Ministério da Saúde, que já estava iniciando as negociações com o governo do São Paulo para a aquisição de doses da vacina Coronavac para imunização da população do Rio Grande do Norte. Agora, ela confirma a assinatura contratual, mas ainda não revelou o número de doses que serão destinadas ao Rio Grande do Norte.

A vacina chinesa ainda está na terceira fase de teste, em que a eficácia precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O contrato do Governo do RN com o Butantan acontece em paralelo ao Plano Nacional de Imunização, por meio do qual o Rio Grande do Norte deve receber as vacinas do Ministério da Saúde para vacinar a população potiguar. O Governo pretende iniciar a vacinação no Estado na segunda quinzena de janeiro, a depender do envio das doses pelo Ministério da Saúde.

A governadora disse ainda durante a entrevista que irá em busca de outras vacinas além da que está sendo produzida pelo Butantan. “Além do Instituto Butantan, acrescento que nós iremos em busca de todas as alternativas que forem possíveis pra garantir o direito à vacina do povo do Rio Grande do Norte”, acrescentou a petista.

O Portal Grande Ponto entrou em contato com o Governo do Estado para saber detalhes da assinatura do contrato, mas, até o fechamento da matéria, a assessoria do Governo não respondeu à solicitação.

Fonte: Portal Grande Ponto