Escritor lança livro com histórias de pessoas negras e pobres em situação de rua

 


O livro “Histórias de Pretos Pobres e Pessoas em Situação de Rua”, traz no enredo a história de dez brasileiros de lugares diferentes, mas com contextos de vida semelhantes. A ideia da obra é mostrar o que é ser brasileiro com base no cotidiano de negros, pobres e moradores de rua. O livro traz uma mensagem de esperança aos negros e negras para que não desistam e continuem enfrentando e resistindo ao racismo. 

Além disso, o trabalho mostra para a sociedade que negros e pessoas em situação de rua não são invisíveis. De acordo com o autor, Sérgio Caetano, a escolha do tema foi justamente para promover um registro da história do povo preto que passa por diversas situações no dia a dia. “Todos os dias eles têm oportunidades de vencer na vida, mas são ceifados pela opressão da classe dominante e rica, dessa sociedade que insiste em fechar os olhos, apressar os passos e segurar suas bolsas ao avistarem pretos, pretas, pobres e pessoas em situação de rua”, lamentou o escritor. 

A escolha dos personagens foi de autoria do próprio escritor: ele conviveu com algumas pessoas durante muito tempo, outras ele encontrou por acaso. “Elas conseguem ressignificar o cenário da vida de quem sempre viveu em miséria financeira e educacional”, ressaltou. 

Levando pouco mais de um ano para ser concluída, a obra foi viabilizada por meio do edital de Economia Criativa do Sebrae e editado pela Caravela Selo Cultural e está disponível para compra desde o último dia 11 na livraria Cooperativa Cultural da UFRN, no Ateliê do O Mago dos Metais, em Salvador, ou diretamente com o escritor através do número (84) 99801-4449.