Álvaro Dias é diplomado prefeito reeleito de Natal e destaca metas para o novo mandato

 



O prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu nesta sexta-feira (18), o diploma do Tribunal Regional Eleitoral para exercer mais um mandato à frente do Município. Na cerimônia, realizada totalmente em formato virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus, Álvaro anunciou as metas administrativas para o mandato que inicia em janeiro.


Álvaro Dias foi reeleito em primeiro turno no pleito realizado em 15 de novembro passado, recebendo 56,58% dos votos válidos, e vai governar a capital potiguar pelos próximos quatro anos. Na solenidade desta sexta, a Justiça Eleitoral também diplomou a vice-prefeita eleita, Aíla Cortez, e os 29 vereadores escolhidos pelo eleitorado natalense. A cerimônia foi presidida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Kennedi de Oliveira Braga, e contou com a presença do presidente do TRE/RN, desembargador Gilson Barbosa.


O prefeito iniciou seu pronunciamento reafirmando o respeito e a consolidação do estado democrático de direito no nosso país e agradecendo "aos quase 200 mil eleitores que confiaram e construíram a vitória da obstinação, do trabalho e da capacidade de luta". Álvaro Dias destacou o trabalho desenvolvido nos dois anos e oito meses da primeira etapa de sua gestão, detalhando o que foi feito pela Prefeitura no combate à pandemia e elencando as principais obras entregues e que estão em execução na cidade. Ele anunciou as principais metas do novo mandato, dentre as quais a aprovação da revisão do Plano Diretor da cidade, a melhoria do sistema de transporte público, a construção da sede própria do Hospital Municipal e o incremento do Turismo em Natal, com o projeto de engorda da Praia de Ponta Negra e a construção do Terminal Turístico da Redinha.


Sobre a política de combate à pandemia, Álvaro Dias deu ênfase à estratégia da estrutura da rede pública municipal de Saúde. “Não tenho receio de afirmar que esta pandemia é o maior desafio instalado para qualquer gestor nos últimos 100 anos. Tinha duas opções quando começou: ir para as ruas e enfrentar a pandemia do novo coronavírus ou me esconder. Podia simplesmente repetir o cômodo discurso de transferir responsabilidades para outra esfera de Governo. Não fiz isso! Preferimos ir às ruas e enfrentar o coronavírus. Montamos o Comitê Científico Municipal, abrimos três Centros de Enfrentamento à Covid, erguemos o Hospital de Campanha em tempo recorde, ampliamos os leitos no Hospital Municipal, e abastecemos nossas UPAs e UBS”, listou ele, citando em seguida medidas complementares como a sanitização de espaços públicos, a restrição de circulação de pessoas, a conscientização da sociedade através de campanhas publicitárias e a assistência dada a setores socialmente mais vulneráveis da população.

Outras ações foram abordadas pelo prefeito. Ele apontou várias obras importantes entregues por sua administração, como a urbanização de 330 ruas na Zona Norte, o avanço na construção do túnel de macrodrenagem na Zona Oeste, o recapeamento de ruas e avenidas por todas as regiões, o apoio à cultura e ao esporte amador com a recuperação e construção de espaços esportivos, além dos projetos de revitalização do Centro Histórico e do Alecrim, dois dos mais tradicionais bairros do comércio popular da cidade.
 

Metas para o novo mandato

Sobre a nova gestão, Álvaro Dias reafirmou os compromissos assumidos durante a última campanha eleitoral. Dentre elas, a de ampliar os investimentos na Educação, com a reforma e construção de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Na Saúde, o principal objetivo será construir o novo Hospital Municipal. “Não irei descansar até conseguirmos entregar à população um equipamento moderno que melhore a qualidade do atendimento aos usuários e amplie o número atual de leitos da rede pública de Natal. Sei da complexidade, mas com muito empenho vamos atingir essa meta”, pontuou Álvaro.


O Plano Diretor também mereceu espaço no pronunciamento. O prefeito Álvaro Dias afirmou que o processo coordenado pela administração municipal foi o mais debatido, discutido e participativo na História da cidade. Ele disse que espera remeter a proposta final de revisão para apreciação da Câmara Municipal até o final de março que vem. “Seguimos à risca todos os trâmites legais e que bom que assim o foi feito. A legislação urbanística de Natal precisa se modernizar para atrairmos mais investimentos que tragam emprego, renda e desenvolvimento”, apontou.

Álvaro Dias ainda emitiu congratulações aos 29 vereadores eleitos, propondo aos parlamentares esquecer diferenças políticas e ideológicas para trabalharem em favor da cidade. “Conheço bem a importância do Legislativo e, como já fizemos neste período, espero continuar tendo o relacionamento harmônico e respeitoso tão indispensável para que sejam alcançados os objetivos de melhorar a vida de Natal e dos natalenses. Afinal, foi para isso que fomos eleitos”, sinalizou ele.


Por fim, o prefeito externou gratidão ao povo de Natal que lhe confiou a oportunidade de comandar os destinos da cidade pelos próximos quatro anos. Parabenizou ainda o próprio TRE/RN pela condução das eleições municipais deste ano no Estado.