Guria Produtora Lança Aceleradora Musical


Sementes guardam em si um universo inteiro, mas entre uma vistosa flor e novas sementes existe uma partícula quase imperceptível que impulsiona o renascer de outras flores. Assim funciona a Pólen Aceleradora, a aceleradora de projetos musicais da Guria Produtora – um selo musical potiguar que objetiva levar a música realizada e produzida por mulheres a novos horizontes.

Estudos apontam que apenas 2% das produções musicais no mundo são assinadas por mulheres, no palco esse número chega a 14%, estes números foram determinantes para o nascimento da aceleradora: “Estes números foram os maiores incentivadores para que criássemos a Pólen, queremos possibilitar condições favoráveis para que as mulheres possam chegar com sua arte, assinar e receber por ela”, ressalta Camila Pedrassoli – uma das diretoras da Guria Produtora.

Com uma equipe 90% composta por mulheres, a Pólen Aceleradora convidou cinco atrações potiguares para montarem uma equipe para a produção de 5 EPs com 3 faixas inéditas (ou regravação inédita) + 1 vídeo performance.

Os projetos artísticos selecionados para esta primeira fase são: Juliana Linhares - Produção musical: Josyara Foto/ Vídeo: Larinha Dantas e Mylena Sousa; Côco de Rosa - Produção musical: Tiquinha Rodrigues e Khrystal/ Vídeo:  Wisla Ferreira e Caboré Audiovisual; Luísa e os Alquimistas - Produção musical e vídeo: Luísa Nascim e equipe; Projeto Retrovisor - Produção musical: Valéria Oliveira, Luiz Gadelha, Ângela Castro, Simona Talma e Khrystal / Vídeo: Mylena Sousa e Rita Machado e Projeto Flor de Cactos (Projeto Musical do Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC RN) - Participação especial: Plutão Já Foi Planeta, Camomila Chá, Filipe Toca, Aiyra, Toni Gregório, Rafaela Brito, Vitoria de Santi, Camila Masiso e Khrystal/ Vídeo: Gabriela Barbalho, Paula Vanina e Caboré Audiovisual. Além da produção das músicas, a Pólen aceleradora também contempla a inserção dos EPS nas plataformas digitais e mentorias que poderão contribuir com o desenvolvimentos artístico individual de cada uma delas.

A cantora Khrystal fala da importância do projeto: “A Pólen Aceleradora é para mim, um portal novo de possibilidades, o entendimento do potencial feminino como fonte criativa de novas narrativas musicais em Natal. O trabalho a que fui convidada a participar - ao lado da amiga de tantos anos a musicista/cantora/produtora Tiquinha Rodrigues - que é a produção do primeiro EP do Grupo Coco de Rosa veio refrescar e nutrir a minha caminhada. As meninas da Coco de Rosa estão de parabéns pelo profissionalismo e competência, sem contar as mulheres lindas que são, por trás e a frente desse lançamento tão bem-vindo e tão a cara da nossa terra e da nossa gente. Somado a isso, um lindo reencontro com meus parceiros da vida toda Simona Talma, Ângela Castro, Valéria Oliveira e Luiz Gadelha, para produzir um material inédito, só festa! Um salve especial a Camila Pedrassoli, mana das batalhas, levinha feito pluma, parabéns pela sacada, querida! Sou grata pela oportunidade dessas realizações e pelo afeto.”

Tiquinha Rodrigues também ressaltou a experiência como produtora musical: “Acredito que 2020 tem sido um ano intenso, difícil, mas também cheio de presentes e desafios, um deles foi o convite feito por minha amiga e produtora Camila Pedrassoli pra que eu  assinasse a produção do primeiro EP do grupo Coco de Rosa junto com a minha amiga e artista Khrystal Saraiva. Uau! Fiquei feliz demais com o convite, mas ao mesmo tempo era  desafiador pra mim e Khrystal,  pois nós nunca tínhamos produzido outro trabalho que não fosse o nosso. Desafio aceito e lá fomos ao encontro delas, mulheres coquistas, de força , fibra e muita arte. Foi uma experiência linda, incrível e um grande aprendizado. Sou muito grata  a todas as meninas do Coco de Rosa pela confiança e por nos permitir adentrar nesse espaço tão sagrado. Mulheres maravilhosas que eu amo e admiro! Axé!”

A etapa 2020 da Pólen Aceleradora acontece dentro do projeto Ação Camomila, que tem o patrocínio da Prefeitura do Natal e da Unimed Natal através do Programa Djalma Maranhão, e é uma realização da Guria Produtora em parceria com o Festival Camomila.

Siga: @polenaceleradora

Sobre a Guria Produtora

A Guria Produtora é uma produtora especializada em eventos, dirigida por Camila Pedrassoli e Juliana Furtado. Com base em Natal/RN é a realizadora do Festival Camomila, e com a Pólen Aceleradora lança um selo musical com a proposta de ser uma ponte entre uma flor e todas as suas próximas formas, levando a música potiguar a novos horizontes.