Enem 2020: devido ao coronavírus, número de participantes por sala será reduzido

 


Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que fazem parte de algum dos grupos de risco da Covid-19 – asmáticos, obesos e doentes crônicos – podem solicitar a realização da prova em salas de aula com um número reduzido de participantes.

O exame está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5.783.357 inscritos irão fazer as provas na versão impressa.

O edital explica que participantes que estiverem com Covid-19 na data do exame deverão comunicar o diagnóstico pela página do participante até a véspera da prova. Casos de outras doenças infectocontagiosas, como influenza A e B, sarampo e rubéola, também devem ser comunicados para que o Inep avalie uma possível participação do aluno na reaplicação do Enem impresso, prevista para fevereiro de 2021.

De acordo com Camilo Mussa, presidente substituto do Inep, em entrevista ao G1, os estudantes podem ligar para a central de atendimento (0800 616161) até o dia 7 de janeiro, exatamente 10 dias antes da realização do exame, para solicitar as salas com menos candidatos.

“É um canal que sempre existiu para o candidato fazer solicitações depois do período de inscrição. Analisaremos os pedidos de quem precisa ficar isolado ou em espaços com menos pessoas”, explicou Camilo.

Haverá um cuidado geral com as medidas de distanciamento social e as salas comuns também terão um número menor de alunos. Por isso, as salas especiais precisam ser solicitadas por quem realmente integre algum dos grupos de risco, pois nelas o distanciamento entre os candidatos será ainda maior.


Fonte: Metrópoles