Febre aftosa: campanha de vacinação imuniza 94,34% do rebanho no RN



A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte acabou com um saldo muito positivo mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus. O índice de cobertura chegou a 94,34%, segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (14), pelo IDIARN - Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN.

Com a pandemia, a primeira etapa da campanha teve seu prazo prorrogado até junho para vacinação e até agosto para declaração dos rebanhos, garantindo uma maior adesão por parte dos produtores. O resultado foi significativo, o Rio Grande do Norte manteve uma das maiores coberturas vacinais em todo o país. 

Esses números se devem ao esforço realizado por todas as equipes que trabalharam juntas nesta primeira etapa. Agradecemos todo o apoio e comprometimento das equipes de fiscais e técnicos do Idiarn, EACS (Escritórios de Atendimento), Emater, Secretarias de Agricultura dos municípios, associações de criadores, sindicatos rurais, lojas revendedoras e de todos os produtores do Rio Grande do Norte.

“Foi um trabalho coletivo, os agropecuaristas entenderam a importância da vacinação mesmo em um período tão difícil como esse de pandemia, e as equipes trabalharam juntas garantindo que o resultado final fosse positivo para a agropecuária do Estado” – Mario Manso – Diretor geral do Instituto.

A segunda etapa da campanha de 2020 contra a aftosa acontecerá durante o mês de novembro em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Nessa etapa a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, porém, os demais animais também deverão ser declarados.

O criador que deixou de declarar seu rebanho deverá se dirigir a qualquer escritório do Idiarn para regularizar a situação de inadimplência.