Especialista diz que corticoides contra covid-19 são ‘reviravolta’ e vão salvar vidas

Barato e encontrado facilmente, medicamento ainda desperta dúvidas como preventivo da Covid-19 e em casos moderados da doença Foto: Andy Rain/EPA

A eficácia comprovada dos corticoides para casos graves de Covid-19 é uma “reviravolta dramática” e “salvará vidas” em países ricos e pobres, disse Djillali Annane, chefe do serviço de terapia intensiva e reanimação do hospital Raymond Poincaré de Garches, a oeste de Paris, e coautor de um dos sete estudos que confirmaram a eficácia dessas drogas e que foram publicados no começo do mês na revista americana Jama.
Como a demonstração da eficácia desses corticosteroides em certos pacientes influencia o futuro imediato?
É uma virada espetacular por vários motivos. Em primeiro lugar, porque é o primeiro tratamento que demonstrou ter um efeito benéfico na sobrevida, com um grau de certeza muito elevado, apoiado por vários ensaios clínicos realizados nos cinco continentes.
Em segundo lugar, este tratamento não é benéfico apenas para pacientes graves, mas também para aqueles que estão no oxigênio, prevenindo o agravamento. Terceiro, nos ensaios clínicos publicados até agora, nenhum elemento preocupante sobre eventuais complicações foi detectado.
Em quarto lugar, e talvez a melhor notícia, é que esse tratamento não é caro. Custa entre 10 e 40 euros para tratar um paciente e está disponível em todo o mundo, em países pobres e ricos. É um tratamento que pode salvar vidas na África e na América Latina, bem como em Nova York, Paris e Tóquio.
Como funcionam os corticoides?
A cortisona é usada por milhões de pessoas há 70 anos. É um medicamento que atua na redução da inflamação, independentemente de sua origem. No mundo, milhões de pessoas com asma ou com reumatismo tomam corticosteroides todos os dias. Eles não agem diretamente sobre o coronavírus, mas previnem a inflamação que o vírus produz ou, se essa inflamação já tiver surgido, diminuem a intensidade e a duração. Mas não é um tratamento preventivo, você não deve tomar se não houver sintomas.
Fala-se muito sobre a dexametasona. É o único corticosteroide eficaz contra a Covid-19?
Não, o interessante é o tipo de corticosteroide. A cortisona é um hormônio natural que nosso corpo produz. A dexametasona é uma molécula sintética desse hormônio natural. Mas existem outras moléculas: a hidrocortisona, que é natural, a metilprednisolona, a betametasona etc. O importante é que o fato de existirem várias moléculas reduzem o risco de escassez global. Se os efeitos fossem alcançados apenas com a dexametasona, e não com outros corticosteroides, teríamos temido uma avalanche mundial de pedidos que nos deixariam sem o remédio.
O Globo