Cinema Drive In Natal acontece em outubro


O novo normal provocado pela pandemia traz aos potiguares uma experiência diferente. Quem não está com saudades de ir ao cinema? Mas, com a ameaça do coronavírus, essa experiência teve que passar por adaptações e, assim, o famoso drive-in, que fazia sucesso entre os jovens de antigamente, retorna com força total. O projeto “Cinema Drive In Natal”, idealizado por Haylene Dantas e Keila Sena, será realizado em outubro no estacionamento da Arena das Dunas.
De acordo com a Haylene Dantas, o evento é democrático e foi pensado para toda família: “atenderemos das crianças aos idosos, com a exibição de filmes infantis, para a família, além de curtas potiguares e clássicos do cinema. Esses filmes ainda estão em processo de curadoria, principalmente os curtas: recebemos 79 produções locais e o resultado da seleção sairá no dia 10 deste mês”, explica.
O “Cinema Drive In Natal” conta com o patrocínio da Cabo Telecom, por meio da Lei de incentivo Câmara Cascudo, e da Unimed Natal, através da Lei Djalma Maranhão. A ideia do projeto surgiu por conta da pandemia, em março de 2020, logo que as idealizadoras perceberam que os produtores e artistas do setor do audiovisual, da cultura e das artes, seriam afetados, justamente porque trabalham diretamente em contato com o público e, consequentemente com aglomeração.
Para Cláudio Alvarez, diretor presidente da Cabo Telecom, “é uma satisfação poder apoiar projetos como esse, que leva cinema, cultura e arte para os potiguares de forma gratuita. A Cabo Telecom se orgulha de apoiar atividades que fomentem a cultura e o DNA local”, comenta. As sessões acontecem em outubro, aos sábados, nos dias 10, 17, 24 e 31. Ao todo serão 16 exibições, com lotação máxima de 200 carros, quatro pessoas por cada veículo.
“O projeto é importantíssimo diante desse momento que estamos vivendo. Muita coisa vai ficar no pós-pandemia, o cuidado e respeito com o outro, a higienização. A gente está propondo este projeto para que as pessoas possam ter um respiro. De poder sair de casa, pra ver um filme, mesmo que de  dentro do carro”, reforça Haylene Dantas.
O público contará com vendedores volantes, como nos antigos tempos do drive-in, que oferecerão pipoca, bebidas, petiscos e balinhas. Também haverá pessoas circulando para conferir se as regras dos órgãos de saúde estão sendo respeitadas pelos participantes. “A arte e a cultura têm salvado muita gente nessa pandemia, e esse evento parte disso também. Acredito que ficará marcado na memória dos potiguares que, apesar dessa tragédia toda, conseguimos viver um momento feliz”, enfatiza Haylane.