Seminário sobre Desenvolvimento no Turismo em Tibau do Sul reúne parceiros internacionais



Os impactos positivos do Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local - DEL Turismo no município de Tibau do Sul foram tema de Seminário On-line realizado na manhã de hoje (27). O evento contou com a participação de mais de 60 pessoas entre autoridades do trade turístico do estado e do município, parceiros da Alemanha, empresários locais e de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.


O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, reforçou que o objetivo do DEL é a promoção da excelência em organização turística, harmonizando a sustentabilidade e o turismo responsável. “Para alcançar essa meta, especificamente em Tibau do Sul, foram implementadas uma série de medidas transversais. O município, inclusive, foi um dos primeiros do RN a apostar nesta novidade que trouxemos da Alemanha, e já colhe frutos deste pioneirismo. Quando a pandemia passar definitivamente, certamente a cidade estará muito bem preparada para seguir crescendo, na esteira da imagem que sempre teve junto aos visitantes de todo o mundo”, afirmou.


O prefeito da cidade, Modesto Macedo, agradeceu o desenvolvimento das ações, bem como a parceria com o Sistema Fecomércio e com a Alemanha. “A implementação do DEL tem trazido uma grande trilha de aprendizagem ao município, fortalecendo a atividade turística que é tão importante para a nossa economia”, disse.


Representando os parceiros internacionais, o coordenador de projetos da Câmara do Comércio e Indústria da cidade alemã de Trier, Mathias Fuchs, relembrou que a implementação do DEL Turismo é resultado do trabalho desenvolvido no Projeto Verena, parceria exitosa que tem sido desenvolvida desde 2009 e que foi premiada nacionalmente em 2018, pelo Ministério do Turismo.


A programação do evento contou ainda com a participação da vice-presidente da Câmara do Comércio e da Indústria de Trier, Andrea Weber. Ela falou sobre protocolos sanitários implementados na Alemanha, bem como iniciativas dos empresários para a retomada do turismo, com foco na troca de experiências que podem ser aplicadas no contexto potiguar.


A secretária municipal de turismo de Tibau do Sul, Beth Bauchwitz, apresentou, juntamente com membros das câmaras técnicas as principais ações implementadas e os resultados obtidos nas áreas do turismo, saúde, educação, cultura, segurança e sustentabilidade.


Para a Secretária Estadual de Turismo, Ana Maria Costa, que também prestigiou o evento, a parceria com a Alemanha tem trazido impactos positivos para o turismo potiguar. Ela reforçou o alinhamento das ações do DEL com as políticas públicas estaduais, com foco na promoção do turismo responsável e sustentável.


O Programa DEL Turismo é um produto do SENAC/RN que implementa uma Política de Desenvolvimento Local do turismo com um modelo de gestão focado no crescimento sustentável. O sucesso e desenvolvimento desse programa conta com diversas parcerias, a começar pelo Projeto Verena que primeiramente aproximou esse programa com a FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, hoje um dos parceiros na transferência de conhecimentos para o Rio Grande do Norte. Outra parceria de destaque com entidades Alemãs que também contribui para impulsionar o programa no RN é o "Rede DEL Turismo" em parceria com a BBW.

Todas essas parcerias firmadas pela Federação do Comércio do RN, os bons resultados do programa DEL Turismo no estado e eventos como esse que abrem o debate entre empresários, gestores públicos e sociedade civil organizada.