RN Confirma 2 mortes por covid-19 e baixa de ocupação nas UTIs

 

Duas mortes por covid-19 foram confirmadas no Rio Grande do Norte, neste domingo (9), o número chega a 1.972. Já a contagem de novos casos, teve a adição de mais 140 pessoas contaminadas, chegando ao patamar de 55.290. Os dados fazem parte do balanço diário da epidemia no estado feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). 

A taxa de ocupação dos 307 leitos obrigatórios (UTI e semi-intensivo) exclusivo para pacientes com covid-19 está em 54,40%, um total de 167 sendo utilizados, enquanto outros 123 permanecem disponíveis, um percentual de 40,07% do total. A rede hospitalar tem mais 17 bloqueados.

Em relação aos leitos clínicos, a rede hospitalar conta com 176 disponíveis dos 334 existentes, uma proporção de 52,69%, enquanto 135 estão ocupados, uma taxa de 40,42%. Os bloqueados contabilizam 23, um percentual de 6,89%. 

Os dados acima relacionados relacionados ao programa RN que trata das vagas e transferências de pacientes com a covid-19 e que revelam também a quantidade de pacientes esperando por vaga ou no aguardo de transferência. Neste domingo, existem três pacientes na fila com perfil de destino para leito crítico e apenas um para leito clínico.

Os dados revelaram também a inexistência de paciente precisando de UTI ou semi-intensivo esperando a resposta de algum hospital, porém cinco pacientes aguardavam a resposta do prestador de serviço para internação em leitos clínicos. 

Enquanto 15 enfermos aguardavam o transporte sanitário para transferência até o hospital que irá se responsabilizar pela internação de cada um. Oito serão qualificados a leitos critérios e sete a clínicos.