Centros de atendimento à Covid-19 passam a funcionar em novo horário na próxima semana



A Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), informa que os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 terão novo horário de atendimentos a partir da próxima terça-feira, 1º de setembro. O novo horário será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, oferecendo os mesmos serviços: atendimento médico, testagem SWAB e acesso a tratamento medicamentoso para pacientes com sintomas que possam indicar infecção pelo novo coronavírus.

“Inicialmente, os Centros foram programados para funcionar durante 30 dias, mas resolvemos estender o funcionamento deles para melhor atender nossa população. Recentemente, observamos uma diminuição na procura e, por isso, resolvemos fazer essa mudança no horário, mas manteremos a mesma estrutura de profissionais de saúde”, explica o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

O primeiro centro foi instalado no Ginásio Nélio Dias, e registrou em seu primeiro mês em funcionamento mais de 4 mil atendimentos. Além de realizar 1.591 exames tipo swab na população da zona Norte da capital, realizou uma média de 189 atendimentos dia. Mas, nas últimas semanas de agosto, observou-se diminuição nos números, registrando 86 atendimentos.

O segundo centro foi montado no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), zona Oeste, e teve 208 atendimentos no seu primeiro dia de funcionamento. Atualmente, a média é de 109 atendimentos, ou seja, uma queda de mais de 50% nos índices de atendimento. Diminuição também notada no terceiro centro, montado no Palácio dos Esportes, Petrópolis, que em sua segunda semana de funcionamento registra uma média de 75 atendimentos diários. 

Pacientes que apresentem sintomas gripais leves, como tosse, dor de cabeça ou febre podem procurar os centros para receber atendimento. Após uma triagem, serão encaminhados para a consulta com um profissional de saúde, que os direciona para a forma de tratamento mais adequada para o seu caso. Para receber atendimento, é necessário comparecer aos locais portando comprovante de residência de Natal, cartão SUS e CPF.