Adiamento das eleições será votado nesta quarta-feira (1º)
Proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do adiamento das eleições deve ser votada pela Câmara nesta quarta-feira (1º), afirmou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Está avançando para que a gente consiga colocar a matéria em votação. Está bem encaminhado o diálogo para que a gente possa votar e ter uma definição sobre esse assunto ainda durante o dia desta quarta-feira”, disse.
Maia negou que a medida provisória 938, que garante mais recursos para municípios na pandemia, com um total de R$ 16 bilhões para recompor perdas com a arrecadação de impostos, seja uma contrapartida para partidos aprovarem o adiamento das eleições. “Tem uma confusão. A discussão da MP 938 já estava sendo feita independente disso”, disse. “Acho um erro vincular uma coisa a outra”, afirmou.
O deputado disse que o debate sobre a retomada da propaganda partidária também não deve ser vinculado ao adiamento das eleições, embora, para ele, esse seja um debate legítimo. “Existe um debate dos partidos para restabelecer o tempo de televisão partidária a partir do próximo ano. É um debate que precisa ser feito, mas não deve ser vinculado à votação de adiamento de votação. No decorrer dos próximos meses, esse debate vai voltar”, disse.