Governo de SP anuncia reabertura gradual da economia a partir de 11 de maio
O governo de São Paulo começará a anunciar nesta quarta (22) as medidas de reabertura gradual da atividade econômica, paralisada pela quarentena para conter a epidemia do novo coronavírus.
Nas palavras do vice-governador, Rodrigo Garcia, trata-se de adoção de “isolamentos ou quarentenas heterogêneas”.
“Até 10 de maio, nada muda na quarentena em S.Paulo. A partir de 11 de maio, colocaremos em prática um programa em fases para manter a orientação da ciência e liberar gradualmente a economia. Mas, repito, até dia 10 de maio, nada muda”, disse à Folha o governador João Doria.
Primeiro, deve ser permitida a abertura de comércios de rua. Autorizações, no entanto, devem depender da situação específica de cada cidade ou região —ou seja, o ritmo da abertura será norteado pelo avanço do número de casos em cada região do estado. Em que regime esses negócios funcionarão também é algo ainda por definir.
“O plano está em construção, em desenvolvimento, e depende de pactuação com setores econômicos”, diz Garcia. Até dia 10 de maio, o governo espera ter mais dados sobre o espalhamento da Covid-19, que já deixoumais de mil mortos no estado, que concentra cerca de 40% do total de óbitos decorrentes da doença no país até esta segunda (20).
FOLHAPRESS