IFRN abre inscrições para ProITEC 2020


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abre nesta sexta-feira (28), a partir das 14h, as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). Os interessados podem se inscrever até às 23h59 do da 26 de março de 2020, pelo site: https://inscricoes.funcern.org.
O programa consiste em um curso na modalidade a distância com finalidade de preparar alunos do 9º ano da rede pública de ensino para o exame de seleção dos cursos técnicos integrados, por meio de livro, fascículos e teleaulas.
Para realizar a inscrição, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 30,00 (trinta reais). O aluno que não tenha acesso à internet poderá fazer a sua inscrição em qualquer um dos campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento de acordo com o Anexo I do Edital.
Os estudantes que forem membros de família de baixa renda e comprovem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção do pagamento no período de 28 de fevereiro a 20 de março de 2020, realizando os seguintes procedimentos:
a) acessar a Área do Candidato (https://inscricoes.funcern.org);
b) preencher o formulário de Requerimento de Isenção, no qual deverá, obrigatoriamente, ser informado o número do NIS DO CANDIDATO no CadÚnico (com 11 dígitos).
ProITEC
O Programa visa o aprofundamento de aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.  A prova não dá acesso aos cursos do Instituto Federal. Ela serve para avaliar os conhecimentos e preparar os estudantes para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto, o Exame de Seleção. Os estudantes que fazem a prova recebem o certificado de conclusão do ProITEC. De acordo com o edital, poderão participar do ProITEC alunos que:
a) estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries”, ou “anos” anteriores do Ensino Fundamental, EXCLUSIVAMENTE em escola da rede pública de ensino.
b) tenham cursado TODO o Ensino Fundamental, exclusivamente, em escola da rede pública de ensino.