Bolsonaro diz que carros emplacados não precisarão trocar para padrão Mercosul



O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou nesta quarta-feira (22) que não será necessário fazer a troca de placas dos veículos já emplacados para as placas do padrão do Mercosul. A informação foi divulgada através do Twitter.
Segundo ele, as placas atuais irão valer até o fim da vida útil do veículo. A placa nova valerá apenas para carros novos ou em caso de furto ou dano.
Os veículos que forem emplacados pela primeira vez deverão obrigatoriamente ter as placas novas a partir de 31 de janeiro. De acordo com Bolsonaro, o Governo fez alterações na nova placa, como a retirada da exigência de chips e dispositivos refletivos.
Ainda de acordo com o presidente, não será mais necessário trocar de placas sempre que houver mudança de município. Bolsonaro anunciou ainda que as medidas adotadas garantirão uma economia de R$ 2 bilhões por ano para a população.

Placas novas

A placa do Mercosul tem quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente em vigor. A cor de fundo será branca e a cor da fonte irá diferenciar o tipo do veículo.

Quem precisa usar

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, em caso de mudança do registro do estado ou município em que o veículo está registrado. Placas que forem amassadas em acidentes de carro ou em casos de furto e roubo também precisam ser trocadas e, neste caso, serão reemitidas conforme o novo padrão. Motoristas que não se enquadram nas situações, mas desejam ter o veículo com a nova placa, podem fazer a troca.