População pode denunciar casos de corrupção anonimamente na internet


O dia 9 de dezembro é o Dia Internacional Contra a Corrupção e a Controladoria-Geral da União (CGU) no Rio Grande do Norte reforça os canais disponíveis para denúncias de irregularidades.
Desde agosto deste ano a CGU disponibiliza o Fala.BR, que permite ao cidadão denunciar irregularidades e possíveis casos de corrupção. “A participação do cidadão é essencial no combate à corrupção. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia no Fala.BR, de forma anônima ou não. O combate à corrupção é papel de todos”, disse Marcelo Borges, superintendente da CGU no Rio Grande do Norte.
Após receber uma denúncia, a Controladoria-Geral da União encaminha as informações para os setores responsáveis para apuração.
Além disso, através do Fala.BR o cidadão pode fazer reclamações e ainda solicitar informações ao poder público.
O Fala.BR é uma plataforma informatizada que resulta da integração entre o e-Ouv e o e-SIC. A nova solução permite ao usuário o acesso integrado, por meio de acesso único, e deve ser utilizado pelas ouvidorias e serviços de informações ao cidadão para oferecer respostas aos diversos tipos de manifestações.
Sobre a data
A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.
Em referência a essa data, o 9 de dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida.