O aniversário de 133 anos da Banda de Música da Polícia Militar foi celebrado na manhã desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa, em sessão solene. Proposta pelo deputado Coronel Azevedo (PSC), a homenagem reuniu alguns nomes que dedicaram parte de suas vidas para o bom andamento da banda. A Banda de Música da PM é regida pelo maestro 1º Tenente PM Mota.
“A Banda de Música é considerada a subunidade mais antiga da Corporação, sendo fundada em 1886. Em 2019, são 133 anos de história e, claro, música. Alguns mestres e contramestres dedicaram grande parte de sua vida pelo bom andamento do serviço e engrandecimento da banda. Desejo vida longa à banda de música da nossa gloriosa polícia militar. A vocês, irmãos de farda e que tem o dom musical, a minha continência e meus parabéns”, parabenizou o deputado.
O Comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, destacou que em 2019 a banda participou de 339 eventos - “quase um por dia” – e completou. “Me sinto orgulhoso e fico impressionado com a resistência de vocês. Pois além de integrarem a banda, trabalham como voluntários no policiamento. Que vocês continuem nos trazendo muita música e sendo exemplos para a Corporação”.
A Banda de Música da Polícia Militar do Estado foi instituída pela Lei n° 982 de 16 de junho de 1886, cinquenta anos após a criação da Policia Militar do RN. Subunidade mais antiga da Corporação, a banda foi inicialmente formada por dez instrumentistas e alcançou o seu apogeu no ano de 1922, tendo como regente titular o italiano Luigi Maria Smido, assessorado pelo Tenente José Gomes.
Assembleia Desde o final de 2015, as sessões solenes e eventos oficiais da Assembleia Legislativa passaram a contar com a participação de integrantes da Banda da Polícia da PM para a execução dos Hinos Nacional e do Rio Grande do Norte.
Homenageados Cap PM DêJair Francisco Dantas Tem PM Frankelland Mota de Azevedo Tem PM José Carlos Fernandes da Silva ST PM Marlon Magno de Lima ST PM Geraldo Bernardo da Silva ST PM Francisco Vieira Fernandes ST PM Wilson Fernandes Filho ST PM Ronaldo Bezerra de Carvalho SGT PM Francisco Geraldo Fernandes SGT PM José Leonildo dos Santos SGT PM Sylas Henrique da Silva SGT PM Josenilson Ferreira da Silva SGT PM Ivanilson dos Santos Diniz SGT PM Luiz Gonzaga de Oliveira SGT PM Magnos Silvino de Araújo SGT PM João Batista de Oliveira SGT PM Jaguaraci Paulino de Oliveira SGT PM Joás da Costa Lima SGT PM Walterklayson dos Santos Monastirski SGT PM Kedmiell Soares de Souza Cb PM Antônio Adilson de Oliveira Cb PM Jairo Antônio da Silva Cb PM Rafael Ribeiro Silva Sd PM Natanael Lucena Mota Sd PM Fernando Fernandes Sd PM Kleber Pereira Barbosa Sd PM Fábio Isaac de Lima Souza