Câmara homenageia os 40 anos do ECC




Ponte de conversão e inserção dos casais na vida cristã, possibilitando um encontro com Jesus Cristo, o ECC, Encontro de Casais com Cristo da Igreja Católica é um serviço da igreja visando o amadurecimento e fortalecimento da relação conjugal do casal. Em Natal, o ECC surgiu em 1979, por iniciativa de Padre Canindé Palhano, hoje Dom Francisco. Para homenagear o ECC e seus participantes e integrantes, a Câmara Municipal de Natal realizou uma Sessão Solene na noite desta quinta-feira (31). A propositura foi do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB). 14 pessoas foram homenageadeas pela CMN.
Casado com Maria Lúcia Ferreira, o aposentado Joaquim Elói Ferreira foi um dos precursores do encontro na capital potiguar. O casal ressaltou a importância do ECC para as famílias. “Foi importante porque a partir daí a gente começou a repensar a família, repensar o relacionamento, o diálogo", pontuou Joaquim. “Para mim foi muito importante, pois sempre a família na sociedade teve grande importância. E a família no encontro de casais, não fica uma família desvinculada da sociedade, mas sim com um papel social a desenvolver na sociedade e isso o encontro de casais nos proporcionou a possibilidade de fazer trabalhos nas pastorais”, destacou Maria Lúcia. 
Dirigente Espiritual Arquidiocesano do ECC, o padre Roberlan Roberto explicou as finalidades do encontro para as famílias e o casais. “O ECC é um serviço da igreja que busca evangelizar as famílias, os casais, resgatando os casais afastados da igreja, apresentando a eles a face de Jesus Cristo e fazendo com que esses casais voltem à vivência da fé e através dessa vivência possam ter uma melhor harmonia conjugal, uma paz na família e possam viver sua fé transformando a sociedade num ambiente de paz e fraternidade”, explicou o padre Roberlan.
“É uma importância muito grande, o ECC já salvou muitas famílias através dos trabalhos que eles realizam, de integração familiar, um trabalho que leva o casal a se conhecer melhor e junto também com a igreja católica, destacando que cristo é muito importante na vida de um casal. Então pelos serviços relevantes que eles têm, e por vários casamentos que eles já salvaram, nós entendemos a importância de homenageá-los aqui nesta noite. A Câmara Municipal não poderia deixar de fazer essa homenagem justa para aqueles que se dedicam a ajudar outras pessoas”, ressaltou o vereador Paulinho Freire.
Monsenhor Lucas Batista Neto, que é pároco Emérito da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório e Capelão da Casa da Criança, em Morro Branco, zona Sul da cidade, agradeceu o reconhecimento da Casa Legislativa para a igreja católica e para o ECC. “Foi uma graça de Deus a criação desses encontros, porque a partir desse momentos a gente conseguiu ativar mais as paróquias, movimentar com a participação dos leigos. Eu vibrei quando soube que o município através da Câmara Municipal reconhece esse trabalho e agora vamos ter esse reconhecimento”, disse Monsenhor Lucas.
“Quando falamos de ECC a nível de arquidiocese de Natal, nós estamos falando de 28700 casais que já vivenciaram o encontro. São 28700 famílias que foram revitalizadas, que passaram a conhecer o Deus que nós acreditamos. Então antes de tudo, o encontro serve para a formação familiar, tanto quanto casal, quanto no trato com os filhos”, falou Marcos Rodrigues. “O ECC hoje na Arquidiocese de Natal tem um envolvimento muito grande. Estamos com 77 paróquias com ECC implantado e os casais que possuem afinidade procurem uma paróquia mais próxima de sua casa, que ele frequente desde criança para fazer esse maravilhoso encontro e dar continuidade a um trabalho de evangelização junto às famílias e asy comunidades”, finalizou Cristina Rodrigues, esposa de Marcos.