Câmara de Natal debate macrozoneamento e ocupação do solo


O debate em torno da Revisão do Plano Diretor de Natal promovido pela Câmara Municipal de Natal teve sua segunda etapa concluída na manhã desta segunda-feira (18) no plenário da Casa. Dando continuidade ao Fórum de Debates sobre o tema, a Câmara reuniu vereadores, especialistas e instituições envolvidas no processo para discutir sobre o Macrozoneamento e Uso e Ocupação do Solo. O Fórum terá sua conclusão no dia 11 de dezembro. Após isso, a expectativa do Legislativo é que a redação final do Plano chegue ao Plenário em fevereiro de 2020.
Patrícia Chagas, coordenadora do Fórum, relembrou a importância da participação dos vereadores e seus assessores em todas as etapas do evento, uma vez que com a ocasião os parlamentares têm a oportunidade de tirar dúvidas e esclarecer sobre temas de total relevância dentro do texto final do Plano Diretor. “Temos aqui várias instituições competentes e pessoas da sociedade civil que estão debatendo com propriedade a temática. Lembrando que hoje tivemos UFRN, UNP, Crea, OAB, entre outras instituições que contribuem com a discussão rica em conteúdo”, disse.
O presidente da CMN, o vereador Paulinho Freire (PSDB), destacou a importância da participação dos vereadores, assessores e população em geral quando se trata do avanço do conhecimento sobre o tema.
“Nós entendemos que o Plano Diretor é de interesse social. Por isso estamos trazendo especialistas para antecipar a discussão para que eles possam a cada dia tirar as dúvidas de todos nós. Isso porque depois disso tudo chega a etapa mais complexa, que é a sessão de votação e, para isso, nós precisamos estar preparados para aprovar um plano que seja bom pra cidade e o cidadão”, enfatizou. Com expectativa de chegada da redação final em fevereiro, o presidente da Casa estima que em até três meses seja votado.