Dia do Cerimonialista é celebrado em solenidade da Câmara de Natal








 
"Hoje é o dia em que aqueles que estão acostumados aos bastidores se tornam protagonistas, ganham os holofotes e recebem as honrarias". Com essas palavras, a vereadora Júlia Arruda (PDT) se referiu aos profissionais de cerimonial durante sessão solene na Câmara Municipal de Natal, na noite desta terça-feira (29), para celebrar o Dia do Cerimonialista. Na ocasião foram homenageados cerimonialistas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em sua área de atuação, além de personalidades parceiras do Cerimonialismo Natalense que foram agraciadas com diplomas e flores para marcar a importância da data.
Em seu discurso, a vereadora Júlia Arruda afirmou ser impensável a realização de solenidades sem a valorosa condução dos cerimonialistas. "Eles zelam pela liturgia do cargo das autoridades, garantindo o assessoramento qualificado para que todas as fases da cerimônia se desenvolvam com harmonia, em sintonia com todos os envolvidos na produção do evento. Uma atividade que engrandece, traz mais profissionalismo e, no âmbito da Câmara de Natal, certamente garante mais isonomia". 
"O Dia Municipal do Cerimonialista foi instituído pela Lei nº 6.383, de 16 de maio de 2013, e é comemorado anualmente no dia 29 de outubro. Uma iniciativa de autoria do nosso mandato, que teve apoio irrestrito desta Casa. Afinal, o Cerimonialista atua para garantir a organização, boa receptividade e o olhar amplo e cuidadoso em cada detalhe do evento que, como bem sabemos, não se resume à condução do evento no palco, que é a parte visível do seu trabalho", completou Júlia.
Ao fazer uso da palavra, o cerimonialista Joãozinho Batista falou que a missão é agregar, construir boas relações com pessoas, empresas e instituições, sempre pautadas pelo respeito, ética e parceria. "Somos guardiões do protocolo, somos os que asseguram as gentilezas, mas muito mais que isso, somos guardiões dos sonhos dos que nos acionam, que nos contratam, que nos nomeiam. Sob nossa liderança estão sempre altos investimentos para gerenciarmos. Por isso, costumo dizer, a confiança é o maior patrimônio dos profissionais do nosso setor", disse ele, que é presidente da Confraria dos Cerimonialistas do RN.
Zuleide Gonçalves, presidente da Associação Brasileira dos Profissionais do Cerimonial (ABPC), frisou que o sucesso de um evento depende do planejamento prévio e ações desenvolvidas por pessoas com conhecimento técnico. "Dedicar um dia ao cerimonialista é pertinente, visto que se trata de um profissional que desempenha seu ofício na edificação e solidificação de nossas instituições públicas e privadas".
Por sua vez, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, destacou a iniciativa do Legislativo natalense. "Trata-se de uma atividade importante, que transmite segurança para os agentes públicos nos atos políticos. Temos no Governo do Rio Grande do Norte uma equipe competente que conduz as formalidades protocolares nas diversas regiões do estado. Sou testemunha do zelo com o qual cumprem as regras do cerimonial. Estão todos de parabéns!".