Transmissão de campeonatos mudaram o jeito de assistir futebol





Os direitos de transmissão de campeonatos de futebol estão sendo cada vez mais pulverizados. Competições que antes só podiam ser vistas pela televisão, agora, já contam com outras formas de exibição. Redes sociais, como o Facebook, canais abertos e fechados de TV já conseguem ter simultaneamente os direitos de exibição de uma mesma competição.
Um grande exemplo dessa mudança de comportamento dos comitês organizadores é a Libertadores da América. Neste ano, a Conmebol, que organiza a competição, abriu a exibição para a Fox Sports, Rede Globo, Facebook e SporTV, em dias diferentes.
Às terças-feiras, a transmissão é exclusiva dos canais pagos Fox Sports e SporTV. Já nas quartas-feiras, a Globo transmite juntamente com os canais a cabo. Por fim, nas quintas, a transmissão é feita com exclusividade no Facebook.

Produção de conteúdo própria e transmissão igualitária

Uma outra grande mudança na Libertadores foi a produção do material audiovisual pela própria Conmebol. Uma empresa produtora contratada ficou responsável pelas filmagens das partidas.
Os vídeos foram distribuídos igualmente para todos os veículos que compraram os direitos de transmissão. Isto é, tanto as emissoras abertas e pagas, quanto o Facebook tiveram acesso ao mesmo material.
Esse modelo de produção de conteúdo próprio tem sido usado em outras competições de renome no mundo do futebol. Ele serve para que se possa controlar o conteúdo que será exibido, evitando reproduções carregadas de parcialidade.

Aprenda a assistir futebol pelo Facebook

A entrada do Facebook na transmissão da Libertadores da América deixou muitos torcedores mais tradicionais de cabelo em pé. Contudo, não há mistério nenhum para conseguir se conectar na exibição dos jogos pela rede social. 
Se o torcedor prefere se conectar pelo smartphone, basta acessar o aplicativo do Facebook, previamente instalado, e tocar no ícone assistir, no canto superior direito da tela.
Na barra de pesquisa, procure pela página da Conmebol Libertadores e comece a segui-la. Pronto! Os jogos serão adicionados e disponibilizados para os seguidores. 
Se a opção for um computador de mesa, o acesso muda pouca coisa. O botão assistir (watch), agora, estará em um menu que fica no canto direito da página. Também na barra de pesquisa, realize o mesmo procedimento que é feito no smartphone.
Vale lembrar que a transmissão é gratuita e que pode ser vista em português (para os brasileiros) e em espanhol para os demais países da América Latina.
Para os atrasados de plantão, fica uma dica importante. Os jogos que já foram exibidos estão disponíveis na página, ou seja, podem ser vistos mesmo depois de concluída a partida.