Veterinário alerta sobre surto de cinomose em Natal e região metropolitana


21 de outubro de 2019




O médico veterinário Dr. Renato Godeiro em entrevista ao Portal www.tribunadenoticias.com.br alertou a população sobre um surto de cinomose que está acometendo os cães de Natal e regiões metropolitanas.

Segundo o Médico Veterinário, nos últimos dias, tem realizado vários procedimentos em cães que foram diagnosticados com a doença que é transmitida por um vírus. 

Dr. Renato Godeiro informa que o momento é critico em virtude da grande quantidade de animais infectados e que em determinados casos (alterações neurológicas graves) é preciso encaminhar para sacrificar o animal. 

Segundo o veterinário, a cinomose é uma doença viral, com alto grau de mortalidade e que acomete cães que tiveram contato com a doença e não foram imunizados com a vacina contra as viroses. Por isso, é importante acompanhar a saúde do seu cachorro desde os primeiros dias de vida, realizando corretamente o esquema de vacinação de seu pet e reaplicando anualmente o reforço das vacinas.

O que é a cinomose?

A cinomose é uma doença sistêmica, ou seja, pode atingir vários órgãos e atuar em todo o organismo, além de ser altamente contagiosa, por isso, é importante tomar cuidado com locais por onde passaram cães com a doença recentemente. É um vírus “invisível”, portanto, o melhor jeito de prevenir é vacinando o seu animal.

A cinomose é causada por um vírus que sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, mas que é muito sensível ao calor, à luz solar e desinfetantes comuns, sendo assim, dura em média três meses no ambiente após a retirada do portador (cão doente).

É um vírus muito perigoso que, infelizmente, leva à morte muitos cães.
Mas tenha atenção aos sintomas, pois cinomose tem cura!

Quais são os sintomas da cinomose?

Os sintomas são bem diversificados e podem acometer várias regiões. Dentre alguns sintomas, podemos citar: inicialmente, apresenta perda de apetite com corrimento ocular e nasal presente. Pode apresentar diarréia e/ou vômitos. O sintoma mais característico da doença são os sinais neurológicos caracterizados por ficar cambaleante (não anda em linha reta) e possuem tiques nervosos, convulsões e paralisias. Neste estágio, o vírus já chegou ao sistema nervoso, ou seja, é a pior fase da doença.

Caso seu animal possua alguma dessas alterações, procure  imediatamente um Médico Veterinário, pois ele é o único profissional capacitado para identificar a doença e tratar o seu animal.

A doença é extremamente grave e muitas vezes, cruel. Muitas pessoas ficam com muita aflição e pena ao ver seu cãozinho passando por tudo isso. O ideal a se fazer é levar ao veterinário e seguir as orientações, e acima de tudo, ser forte e firme para tentar salvar a vida do cachorro doente.

Qual é o tratamento para a cinomose?

Na verdade, um tratamento específico para a Cinomose não existe. Cada caso exige um tratamento diferente, pois como é uma doença viral que atua em vários órgãos os sintomas são bem variados. Nesse caso, trataremos os sintomas e daremos condições para que o próprio organismo combata a doença.

Não existe um único remédio que acabe com o vírus, mas já existe medicação para inibir a replicação viral. Por se tratar de uma doença muito contagiosa alguns hospitais não internam. Dentre algumas medicações utilizadas no tratamento, temos: Vitaminas, antibióticos, imunomodulares, fluidoterapia, anticonvulsivantes, entre outros. Alguns terão que ser administrados pelo próprio médico veterinário, por serem injetáveis.

Siga sempre as instruções do veterinário e quanto antes identificar a doença, melhor!

Embora a cura para Cinomose seja difícil, não é impossível. O que irá auxiliar muito na eficácia do tratamento é a rapidez no diagnóstico e o tratamento eficaz, evitando que o animal chegue na fase neurológica, que é a fase mais letal da doença. Lembrando que quando o animal sobrevive, geralmente, pode ficar com algumas sequelas como espasmos musculares, incoordenação ou dificuldade de andar.

Agora que você já viu como a cinomose é agressiva e perigosa, deve saber que o melhor jeito de evitar que o seu cãozinho se contamine com o vírus é VACINANDO.

Prevenir é o melhor remédio!


Quem desejar mais informações sobre a doença pode solicitar pelo Whats App do veterinário  (84) 99654-5599