Centro de Controle de Zoonoses começa a vacinar cães e gatos contra a Raiva em Natal



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Natal começou nesta segunda-feira (19) a vacinar cães e gatos a partir dos três meses de idade, dentro da Campanha Nacional Antirrábica 2019. As imunizações seguem até 18 de outubro, em pontos fixos e em ação de porta em porta. O Dia D da campanha está marcado para 28 de setembro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Natal tem 114 mil animais, sendo 79.975 cães e 34.025 a serem vacinados. A meta é imunizar pelo menos 80% desse total.

A estratégia da Campanha é disponibilizar postos volantes que serão mudados semanalmente com vacinação porta a porta e pontos fixos. A vacinação porta a porta será nos bairros de Felipe Camarão, Mãe Luiza, Passo da Pátria, África, Caina, Sítio Pajuçara, Loteamento Aliança e Planalto.

Desta segunda-feira (19) até a sexta (23), os pontos fixos ficarão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua Antônio Mor, 92, Ponta Negra e no Conselho Administrativo do Conjunto Residencial Neópolis, na Rua Alameda dos Flamboyants, 638 A, Neópolis. Também há ação na Unidade Básica de Nova Descoberta, na Avenida Xavier da Silveira, em Nova Descoberta, Lagoa Nova.

De acordo com a pasta, o objetivo da iniciativa é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina e assim evitar casos de raiva nesses animais e a sua transmissão para humanos.