10 Remédios caseiros contra Má Digestão


Um ótimo remédio caseiro para má digestão é tomar o chá de hortelã, porém o chá de boldo ou de verônica também podem ser muito úteis, pois ajudam a fazer a digestão mais rapidamente. 
Além disso, também pode tomar carvão vegetal que ajuda o organismo a se livrar dos gases e das toxinas acumuladas, combatendo os sintomas da má digestão em poucos minutos, como arrotos, estômago estufado e barriga inchada e enjoo, por exemplo. 
Os chás mais indicados são:

1. Chá de hortelã

10 Remédios caseiros contra Má Digestão
Um bom remédio caseiro para má digestão é tomar o chá de hortelã após as refeições porque ele possui propriedades digestivas. 
Ingredientes
  • 1 colher de chá de folhas secas ou frescas de Hortelã
  • 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicionar a hortelã numa xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos, coar e beber a seguir.

2. Chá de boldo

Um bom remédio caseiro para má digestão é o chá de boldo, pois ele possui propriedades que estimulam o sistema digestivo e desintoxicam o organismo.
Ingredientes
  • 1 colher de sopa de folhas de Boldo
  • 1 litro de água
Modo de preparo
Colocar as folhas de boldo numa panela e acrescentar 1 litro de água. Deixar ferver por alguns minutos e após esfriar, coar. Beber 1/2 xícara deste chá antes e outro após as refeições e sempre que houver necessidade. Este chá não deve ser adoçado, pois o açúcar dificulta a digestão devido a sua fermentação no intestino.

3. Chá de verônica

10 Remédios caseiros contra Má Digestão
Um excelente remédio para má digestão é o chá de verônica, pois ele possui propriedades que ajudam a digestão, além de diminuir o desconforto provocado pelos alimentos no estômago. 
Ingredientes
  • 500 ml de água
  • 15 gramas de folhas de verônica
Modo de preparo
Colocar os ingredientes para ferver durante 10 minutos em uma panela. Tampar e deixar esfriar, coando de seguida. Deve-se beber uma xícara antes das principais refeições e até 3 a 4 xícaras por dia.

4. Chá de erva-doce

Um bom remédio caseiro para má digestão na gravidez é tomar o chá de sementes de erva-doce porque estas sementes ajudam na digestão e combatem os sintomas desagradáveis sem ser prejudicial ao bebê.
Ingredientes
  • 1 colher de chá de sementes de erva-doce
  • 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicionar as sementes na xícara de água fervente e espere alguns minutos. Quando amornar, coar e beber a seguir.

5. Suco de maçã 

10 Remédios caseiros contra Má Digestão
Um bom remédio caseiro para digestão lenta e gases é tomar o suco de maçã preparado com água com gás porque ele ajuda na eliminação dos gases presentes no estômago e facilitam a digestão.
Ingredientes
  • 2 maçãs
  • 50 ml de água com gás
Modo de preparo
Passe pela centrífuga as 2 maçãs e depois adicione a este suco de maçã 50 ml de água com gás.
Este suco é muito eficiente para ajudar a digestão, especialmente de alimentos com muita gordura ou condimentados. No entanto, se os sintomas de má digestão forem frequentes é recomendada um consulta com um gastroenterologista.

6. Chá de cálamo

O chá de cálamo é bom para a indigestão porque o cálamo é uma planta medicinal indicada para casos de indigestão, arrotos, flatulência, perda de apetite e sensação de estufamento.
Ingredientes
  • 2 colheres de sopa de chá de cálamo
  • 1 litro de água
Modo de preparo
Colocar as 2 colheres de sopa no litro de água. Deixar cozinhar até ferver, após esse tempo, retirar do fogo e deixar repousar tapado por 10 minutos. Coar e está pronto para o uso.

7. Suco de abacaxi com mamão

10 Remédios caseiros contra Má Digestão
O suco de abacaxi com mamão é um bom remédio caseiro para a indigestão porque estas frutas têm propriedades que facilitam a digestão. O abacaxi é rico em bromelina, uma potente enzima que além de melhorar o funcionamento do aparelho digestivo é eficaz contra inflamações. O mamão, além da fibra, tem uma substância chamada papaína, que estimula os movimentos intestinais, facilitando a expulsão das fezes.
Ingredientes
  • 3 rodelas grossas de abacaxi
  • 2 fatias generosas de mamão
  • 1 copo de água 
  • 1 colher de levedo de cerveja
Modo de preparo
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até formar uma mistura homogênea.

8. Suco de limão

O suco de limão é um bom remédio caseiro para indigestão porque age como um suave depurador do intestino e do estômago, diminuindo o desconforto gástrico. Além de ser eficaz contra a indigestão, o suco de limão auxilia no tratamento de dor de garganta, gripe e resfriados devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais.
Ingredientes
  • meio limão
  • 200 ml de água
  • meia colher de mel
Modo de preparo
Adicionar todos os ingredientes em um liquidificador e bater bem, após esse procedimento o suco está pronto para ser bebido.
Para combater a indigestão também é importante mastigar bem os alimentos, não comer depressa demais nem beber exageradamente durante as refeições, assim como evitar alimentos gordurosos e frituras.

9. Chá de capim-limão

10 Remédios caseiros contra Má Digestão
Um bom remédio natural para indigestão é um tomar o chá de capim-limão porque ele estimula a digestão sendo eficaz em poucos minutos.
Ingredientes
  • 1 colher (chá) de folhas picadas de capim-limão
  • 1 xícara de água
Modo de preparo
Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. A seguir deve-se filtrar e beber o chá logo a seguir o seu preparo, sem adicionar açúcar.
É recomendado tomar pequenas quantidades deste chá a cada 15 ou 20 minutos, evitando o consumo de qualquer outro alimento até que os sintomas da má digestão tenham desaparecido.
O chá de capim-limão não deve ser tomado durante a gravidez porque ele pode prejudicar o bebê. Um bom remédio caseiro para má digestão na gravidez é comer uma maçã ou uma pera porque isto não tem contraindicações.

10. Chá de cúrcuma 

A cúrcuma é uma planta medicinal de nome científico Cúrcuma longa, que atua como anti-inflamatório diminuindo os sintomas da dispepsia que causam a sensação de indigestão constantemente.
Ingredientes
  • 1,5g de cúrcuma
  • 150ml de água
Modo de preparo
A cúrcuma deve ser levada ao fogo para ferver junto com a água, pois é através desse processo denominado decocção que são extraídas as suas propriedades medicinais. Após ser fervido o chá deve ser coado e bebido de 2 a 3 vezes ao dia.