Fecomércio RN e Sebrae apresentam Projeto “Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra Mundial” à Assembleia Legislativa



O presidente da Fecomércio RN e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marcelo Queiroz; e o superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo, apresentaram nesta terça-feira (9) ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ezequiel Ferreira de Souza, o projeto “Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra Mundial”. O projeto, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com entidades empresariais e culturais, além das prefeituras de Natal e Parnamirim, demarca pontos que têm alguma relação com a Segunda Guerra Mundial, criando um novo roteiro turístico para o estado.

Os locais transformados em pontos turísticos serão: o antigo aeroporto Augusto Severo, que funcionou como base para os norte-americanos; a Rampa, local de encontro dos presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt; a casa do cônsul italiano em Natal, espião dos países que compunham o Eixo; Base Naval; Maternidade Januário Cicco, que funcionou como hospital militar; e o Grand Hotel, palco de eventos sociais e militares.

“O Rio Grande do Norte terá mais uma opção de roteiro para o turista que visita a nossa cidade, além do Sol e Mar. Natal e Parnamirim possuem uma ligação com a Segunda Guerra, por terem sido as únicas cidades que foram base fora dos Estados Unidos, e com isso a cidade e seus moradores passaram por uma transformação socioeconômica. A efetivação desse projeto cria um produto, com enorme potencial atrativo, inclusive para um turista que hoje nos visita muito pouco e que tem grande poder de compra que é o norte-americano. Isso tende a ter reflexos em toda a cadeia do turismo potiguar, composta por mais de 50 segmentos, incrementando a economia do estado de maneira ampla e abrangente”, declarou Marcelo Queiroz.

O presidente da Assembleia avaliou o projeto positivamente e irá analisar a participação efetiva do legislativo Estadual. “É um projeto sensacional e, com certeza, a Assembleia irá se engajar nele”, afirmou.

A previsão é que em agosto algumas peças publicitárias virtuais sejam divulgadas e o lançamento oficial ocorra durante a alta estação, para atrair tanto os turistas como os potiguares. “Vamos utilizar de peças e ações no aeroporto, nas escolas, na televisão, para mostrar o que é o projeto e chamar toda a sociedade a visitar e prestigiar. Será uma forma de conhecer também a nossa história de uma forma interativa, já que estamos trabalhando com aplicativos de realidade virtual para incrementar o projeto”, antecipou o superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo.

Também estiveram presentes a chefe do Gabinete, Larissa Rosado, e o diretor geral da Presidência da Assembleia Legislativa, Fernando Rezende.