Com atrações de todo Brasil, Natal recebe evento que mistura arte e política
A primeira edição do Festival Elas por Elas une política e arte para debater a participação das mulheres na política brasileira. Organizado pelas secretarias nacionais de Mulheres e Cultura do PT, o evento será realizado em Natal (RN), entre os dias 02 e 04 de agosto.
A programação do Festival Elas por Elas vai contar com apresentações de dança, mostra de filmes, desfile, teatro, além de oficinas e debates políticos. Toda programação será realizada na Praça da Árvore, no bairro de Mirassol e é aberta ao público.
Segundo Divaneide Basílio, Secretária de Mulheres do PT/RN e vereadora de Natal, a expectativa do Festival é grande por ser um encontro nacional que vai receber pessoas de todo pais. “Estamos esperando centenas de mulheres de todas as regiões do Brasil. Será um momento de diversidade. De arte e cultura, como forma de fortalecer o empoderamento das mulheres em vários espaços da vida, além de ser também um espaço de discussão política e visibilidade para nós, mulheres”, disse.
Durante o evento estão sendo aguardadas as presenças da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, da Secretária Nacional de Mulheres Anne Karolyne, da deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), da deputada Natália Bonavides (PT/RN), bem como da governadora Fátima Bezerra (PT/RN).
A escolha do Rio Grande do Norte para sediar o festival se deu pelo estado ser o único do país governado por uma mulher, a petista Fátima Bezerra. “A governadora nos falou da satisfação e da felicidade em receber um festival desta importância em seu estado”, afirmou Anne Karolyne – Secretária Nacional de Mulheres do PT. “Mulheres de todo o Brasil, representando a diversidade que existe em nosso país, se movimentaram e se organizaram para participar do Festival Elas por Elas. Vamos enriquecer mais ainda a cidade de Natal, com a cultura produzida pelas mulheres de cada um dos estados brasileiro”, complementou.
PROGRAMAÇÃO
Dia 02.08 | Sexta
19:00 – Abertura com apresentações artísticas dos estados
20:00 – Elas Dançam com Lenna Beauty (CE)
20:30 – Mesa de Abertura -“Elas por Elas: mudando o curso da história”
Dia 03.08 | Sábado
09:00 – Apresentações artísticas estaduais
10:00 – Mesa 2: Mulher, cultura, arte e poder
12:00 - Apresentações artísticas estaduais
14:00 - Apresentações de Poesia
14:30 – Oficinas
16:00 – Mesa 3: Comunicação e disputa da narrativa
18:00 – Apresentações artísticas estaduais
Peça “Mulheres Invisíveis” - Grupo Estandarte de Teatro (RN)
19:30 – Elas Desfilam
Peça “Mulheres Invisíveis” - Grupo Estandarte de Teatro (RN)
20:00 – Monólogo “Os Rastros das Marias” – Cyda Bau (MG)
21:00 - Peça “Mulheres Invisíveis” - Grupo Estandarte de Teatro (RN)
22:00 – Elas Rimam: Bex (RN), Preta Rara (SP) e Pretta Soul (RN)
Trio Trancelim com Elas: Ângela Castro (RN), Bianca Maggi (RN), Tiquinha Rodrigues (RN), Dani Cruz (RN), Luanda Luz (RN) e Isaar (PE)
Show Elas por Elas: Marina Lima (RJ), As Bahias e a Cozinha Mineira (BA, SP, MG) e Josyara (BA), com apresentação e direção de Bárbara Eugênia (RJ)
Dia 04.08 | Domingo
09:00 – Apresentações artísticas estaduais
10:00 – Mesa 4 - Trabalho e economia: a mulher construindo sua autonomia
12:00 - Apresentações artísticas estaduais
14:30 - Oficinas
18:00 – Sessão de Cinema:
“Um filme para Ehuana” – Direção Louise Botkay (RJ)
“Kbela” – Direção Yasmin Thayná (RJ)
“Quando elas Cantam” – Direção Maria Fanchin (SP)
“Diriti de Bdè Burè – Direção Silvana Belini (DF)
“Corpos Políticos” – Direção MAPE - Mulheres no Audiovisual Pernambucano (PE)
ELAS POR ELAS
O Elas por Elas é um projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT com o intuito de impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil.
O protagonismo das mulheres em lutas políticas e sociais é histórico no entanto, não se reflete na ocupação de espaços de poder e decisão nas instâncias políticas.
O Brasil é um dos piores países do mundo em representatividade de mulheres na política, com uma porcentagem ínfima de 10,7% dessas representantes no parlamento.
O Elas por Elas quer transformar esse cenário em que sobressai a disparidade de gênero, com suporte para que esse despertar das mulheres seja canalizado para a luta por uma sociedade mais justa e democrática.
SERVIÇO
O que? Festival Elas por Elas
Onde? Praça da Árvore – Mirassol, Natal/RN
Quando? De 02 a 04 de agosto
Entrada Gratuita