Oceânica realiza Fóruns Setoriais “Que Litoral Queremos?”


A Oceânica dá continuidade ao trabalho de conservação dos ambientes e espécies marinhas na costa do RN. Desta vez a organização não governamental realiza nos dias 11 e 12 de julho os fóruns setoriais “Que Litoral Queremos?”, como parte das atividades do Projeto Ponta de Pirangi (Fase 3), realizado com patrocínio da Petrobrás, através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Os eventos acontecem no Restaurante Paçoca de Pilão no Distrito Litorâneo de Pirangi do Norte, Avenida Deputado Márcio Marinho, número 5708 e está marcado para iniciar as 16horas e se estender até as 20h.
“A série de Fóruns “Que litoral Queremos” foi planejada para dar voz a todas os usuários do litoral com o objetivo de proporcionar uma discussão ampla, participativa e integrada sobre o ordenamento e a conservação dos bens naturais do território costeiro e marinho do RN. No Fórum de Abertura, realizado dia 13/06, apresentamos à sociedade e aos gestores nossa proposta. Iniciamos agora os Fóruns Setoriais, que possibilitam que cada grupo de usuários da praia coloquem seus pontos de vista. Em dezembro teremos os Fóruns Finais, de compartilhamento das propostas setoriais e elaboração da proposta final, a ser entregue aos gestores governamentais e compartilhado com a sociedade em geral”, explica a presidente da Oceânica, Joane Batista.
Os fóruns setoriais em Julho envolvem dois dias, cada um com três horas de trabalho e contará com a participação de associações e clubes comunitários, ONGs e escolas públicas que estão inseridas na faixa litorânea de Parnamirim e Nísia Floresta. A pauta de discussão será norteada pela indagação que dá nome ao evento “Que Litoral Queremos?” e como cada usuário vê a ocupação das áreas litorâneas e a conservação da biodiversidade costeiro-marinha.
As discussões serão realizadas com a utilização de mapas, que possibilitam uma visão espacial de como está acontecendo o uso e ocupação da costa, para apontar os conflitos que ocorrem na área. “O intuito é discutir soluções e construir uma convivência democrática, para que todos possam fazer uso do litoral de uma forma justa, coletiva, sem perder o objetivo maior que é a conservação e sustentabilidade dos ambientes costeiros e marinhos”, completa Joane Batista.
Ao fim da série de Fóruns realizados neste ano, serão criados documentos para subsidiar ações como o Projeto Orla e o Plano Diretor das áreas em discussão.

Evento: Fóruns Setoriais “Que Litoral Queremos”

Organização: Oceânica através do Projeto Ponta de Pirangi com o patrocínio Petrobras e Governo Federal.

Datas: 11 e 12/06/2018, no período 16h às 20h.

Local: Paçoca de Pilão – Distrito Litorâneo de Pirangi do Norte, Avenida Deputado Márcio Marinho, n0 5708.

Contato: e-mail: contatoongoceanica@gmail.com
Telefone (84) 3238-2204, 99632-9048 - Joane Batista (Presidente da Oceânica)
98881-7500 - Ligia Rocha (Coordenadora do Projeto Ponta de Pirangi)