Pero Vaz de Caminha escreve carta anunciando o descobrimento do Brasil
O Brasil foi descoberto em 1500 por Pedro Alvarez Cabral. No dia 1° de maio de 1500, nove dias após a chegada das naus ao litoral do país, Pero Vaz de Caminha assinou uma carta endereçada ao rei de Portugal, Dom Manoel I, onde registrou suas primeiras impressões sobre o novo território.
O documento é o primeiro registro escrito da história brasileira e o marco zero da construção do país pelos portugueses. Caminha entrou para tripulação de Cabral como escrivão e fez o relato para Dom Manoel I, “O Venturoso”, contando sobre o descobrimento durante a expedição.
A carta foi assinada com data em 1° de maio e foi levada a Lisboa por Gaspar Lemos. A tripulação portuguesa estava na região onde hoje é Porto Seguro.
O documento ficou guardado e conservado por mais de dois séculos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Em 1773, foi encontrada por José de Seabra da Silva e divulgada pelo historiador Juan Bautista Munoz. Foi publicada no Brasil pelo padre Manuel Aires de Casal, em 1817.
Em 2005, a carta de Caminha passou a fazer parte do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO).
opiniaoenoticia.com.br